28 de maio de 2020

Pedro Alecrim





Pedro Alecrim

"Este livro conta-nos a história de um rapaz chamado Pedro Alecrim e a sua vida escolar, no campo, com a família e colegas.

Pedro Alecrim era um rapaz novo que vivia no monte juntamente com os seus pais e irmãos. Habitava numa casa em que o trabalho de lavoura era a fonte de sustento.

Todos os dias partia para a escola e as vezes, questionava-se sobre a aprendizagem de determinadas matérias que o confundiam, e como ia aguentar o peso de tantos livros. Pedro não era bom aluno, mas esforçava-se nas aulas. Quando este jovem regressava a casa ia tratar do gado, apanhava a erva e distribuía-a na manjedoira dos animais e ia buscar as cabras aos campos.
O seu melhor amigo chamava-se Nicolau e juntos faziam a caminhada de casa para a escola e da escola para casa, e ate chegarem a Pragal, que era a aldeia ondem viviam, tinham de andar um bom pedaço por entre campos e montes. Um dia decidiram que iriam ficar ricos e fizeram uma sociedade: iam apanhar agriões junto a uma ribeira e depois vendiam-nos numa loja..."



Queres saber mais das aventuras e desventuras de Pedro Alecrim, sua família e amigos? Clica na imagem e podes ler a obra (com algumas supressões). E acredita que vale a pena ler esta obra de António Mota, que integra o Plano nacional de Leitura e faz pare do leque de obras indicadas para leitura orientada no 6º ano de escolaridade.



Sem comentários: