1 de junho de 2020

Dia Mundial da Criança



A pensar em todas as crianças, o Grupo Concelhio das Bibliotecas de Ansião fez um pequeno vídeo que aqui te deixamos, para assinalar o Dia da Criança.




O Dia Mundial das Crianças não é comemorado no mesmo dia em todos os países. A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu-o a 20 de novembro, mas existem países que, como Portugal, comemoram a 1 de junho e outros, como o Brasil, a 12 de outubro.
Tudo remonta a 1945, depois da 2º Guerra Mundial. Na altura, as crianças viviam em condições horríveis: não havia comida, a maioria da Europa estava em crise, sofriam-se os efeitos da guerra, etc.

As crianças eram exploradas: trabalhavam desde novas porque os pais não tinham dinheiro e a maioria das crianças da Europa não sabia ler nem escrever!

A ONU que foi criada após o final da II Guerra Mundial para substituir a Sociedade das Nações e com o objetivo principal de manter a paz no mundo.

Esta organização foi ampliando o seu raio de alcance criando, em 1946, a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O grande problema das crianças era o facto de os governantes dos países não estarem minimamente preocupados com os seus direitos. 
Anos mais tarde, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres sugeriu à ONU a criação de um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
Apesar destes direitos terem sido comemorados desde 1950, em Portugal, só em 1959, é que os mesmos foram aplicados na lei Portuguesa. Além disso, existem ainda muitos países, como os países Africanos onde as crianças vivem muito mal e com muitas necessidades por isso devemos continuar a apoiar o defendido na Declaração dos Direitos das Crianças.





 

Sem comentários: