7 de maio de 2020

Dia da Europa






Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica “Declaração Schuman”. Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.
A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia, encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço entre os países fundadores. Desta iniciativa resultou a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), a que aderiram outros países. Ainda que de índole estritamente económico e limitada aos setores referidos, a CECA foi o início de uma união mais ampla, a Comunidade Económica Europeia (CEE), antecessora da atual União Europeia. De então para cá, a Europa comunitária não só alargou o se âmbito geográfico, como fortaleceu os laços que a unem.

Na impossibilidade de estarmos fisicamente juntos a comemorar este dia, os alunos e professores do Clube Europeu, das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu e as Bibliotecas Escolares, encontram-se a trabalhar num conjunto de iniciativas, em suportes digitais, que serão disponibilizadas nesse dia. Fiquem atentos!

Sem comentários: