9 de maio de 2020

Comemoração do Dia da Europa


Os alunos do Clube Europeu e da disciplina de Geografia da Escola Básica Nº2 de Avelar, e ainda os elementos do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu do Agrupamento de Escolas de Ansião, mesmo não podendo estar pessoalmente juntos na escola, organizaram-se através de videoconferência com o objetivo comum de assinalarem o Dia da Europa.
À distância, os alunos do Clube Europeu e a disciplina de Geografia da Escola Básica nº 2 de Avelar, partilharam ideias, umas mais viáveis do que outras, distribuíram tarefas, e realizaram trabalhos sobre a temática "Alterações Climáticas, um desafio para a Europa". Ultrapassadas as dificuldades, e com o contributo das diversas pesquisas realizadas pelos alunos, foi elaborado um mapa interativo da Europa, com algumas das consequências das alterações climáticas.

 Clica para veres o mapa interativo)

Os mesmos alunos produziram ainda um vídeo que tenta mostrar algumas das consequências das alterações climáticas, e transmitir uma mensagem de esperança para ultrapassarmos, com solidariedade e responsabilidade, o grande desafio que é a pandemia COVID19.

Clica para veres o filme


Já os elementos do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu conseguiram realizar um vídeo muito simbólico da vontade de recuperar a união entre as pessoas, numa União Europeia ferida pela pandemia COVID 19, na vontade de reaver a liberdade de movimentação, o convívio entre os povos, a partilha de experiências, a vontade de viver em interculturalidade, o respeito pelo que é diferente, para mostrar que o lema da UE, "Unidos na Diversidade", se concretizará pela sua determinação de estarmos sempre juntos.


Clica para veres o vídeo


Sem comentários: