20 de maio de 2020

Dia da espiga

Dia da Espiga – A sua origem, história e significados


Créditos da imagem: CMA
A Festa da Ascenção, ou Quinta-Feira da Ascenção, é uma data marcadamente católica, e por isso é feriado municipal em muitos concelhos, entre os quais o concelho de Ansião. É um feriado móvel, que este ano se celebra amanhã. 

No entanto, em simultâneo com ela, e provavelmente com maior adesão, celebra-se Dia da Espiga, ou Quinta Feira da Espiga.



A Origem da Tradição

Os rituais pagãos, com especial enfoque nas culturas célticas e romanas, de celebração das primeiras colheitas, e pedido pela qualidade e quantidade destas, remontam à antiguidade. 
Costumavam-se observar pelo meio da Primavera, mais ou menos no atual Maio, e sempre tiveram grande implementação Popular. 
Com a chegada do Cristianismo, e tendo em conta as datas das celebrações da Páscoa, acabou por, em Portugal,  se colar à Festa da Ascenção, celebrada 39 dias depois da Páscoa, até porque era um Feriado oficial em Portugal.

O grande símbolo do Dia da Espiga é o Ramo da Espiga. Tradicionalmente este é colocado em casa, atrás da porta principal, e fica lá todo o ano,  até ser substituído no ano seguinte por um novo ramo.

É tido no seu todo como um símbolo de prosperidade, e ao mesmo de sorte.

Consigo acarreta também algumas tradições, como a de em dias de trovoada atirar um pouco da espiga para a lareira como protecção contra os raios.
No Dia da Espiga as pessoas iam pelos prados em busca dos vários constituintes do Ramo da Espiga. Sabes quais são e o que significam? Vamos ver:

As espigas- podem ser de trigo, centeio, aveia, ou qualquer outro cereal. As espigas devem ser sempre em número ímpar, e são a parte mais importante do ramo. Representam o pão, como a base do sustento da família, e a fecundidade.

A papoila- com a sua cor vibrante e quente a Papoila significa neste ramo o amor, e a vida.
Sendo a parte mais garrida do ramo acaba por ser também aquele que mais se decai com o ano a passar, ao escurecer e secar.

O malmequer- Simboliza no ramo a riqueza, e os bens terrenos. Isto pelo seu branco simbolizar a Prata, e ao mesmo tempo o amarelo simbolizar o Ouro.

A oliveira - acaba por ter um duplo significado, uma vez que, ao mesmo tempo que significa a Paz, simboliza igualmente a Luz. 

O alecrim -é uma presença constante pelo mediterrâneo. Com o seu cheiro forte e duradouro, e sendo uma planta que resiste a quase tudo, simboliza no ramo a força e a resistência.
Ao contrário da Papoila, avançando no tempo o seu cheiro vai-se aguentando, e a sua presença torna-se cada vez mais notada no ramo.

A videira - A representação do vinho, tão importante para a nossa cultura e tradição, no Ramo da Espiga, vem naturalmente da Videira.
Naturalmente também a associação à alegria também tão ligada ao Vinho na nossa cultura passa também por esta planta.


...e porque amanhã é Feriado Municipal, aqui fica o convite da Câmara Municipal de Ansião para que nos juntemos, de uma forma original, em tempos de pandemia, nas celebrações deste dia.



Sem comentários: