30 de abril de 2019

25 de Abril na escola




No passado dia 26, no átrio do bloco A da EB nº2 de Avelar, assinalaram-se os 45 anos do 25 de Abril. A iniciativa foi da Biblioteca Escolar em articulação com as disciplinas de História, Educação Visual e Educação Musical. Num primeiro momento, procedeu-se à inauguração de uma exposição retrospetiva, que recorda a crise Académica de 1969, e algumas personalidades politicas determinantes do antes e do depois de 25 de abril. Dela, constam ainda um conjunto de 11 telas pintadas pelos alunos do 9º ano nas aulas de Educação Visual e uma réplica de 39 fotografias e um retrato da exposição de fotografia O 25 de Abril de 1974 de Alfredo Cunha, com textos e legendas de Adelino Gomes. 

Conhecido como o fotógrafo de Abril, Alfredo Cunha mostra os diferentes momentos do que foi o dia 25 de abril de 1974, no ano em que se comemoram 45 anos sobre o evento histórico português. As fotografias que o jovem fotojornalista captou retratam as colunas militares nos pontos-chave, tendo algumas ficado para a história como das mais emblemáticas da revolução, como o retrato do capitão Salgueiro Maia. 

A iniciativa terminou ao som da canção de Zeca Afonso que marcou aquela data e simboliza o regresso à liberdade, Grândola Vila Morena, entoada pelos alunos do 6º E, acompanhados pelo Professor Pedro Falacho. 

Ainda nesse dia, durante os intervalos, projetou-se um pequeno documentário Revolução do 25 de Abril, com edição gráfica do aluno Pedro Madruga para a Comunidade Educativa. Foi também sugerido aos professores de História e de Português o seu visionamento e que fosse proposto às turmas uma reflexão sobre a importância da Liberdade, apresentando o resultado numa frase e/ou pequeno texto a entregar na Biblioteca Escolar.

Professora Conceição Ferreira


Podes ver abaixo (clica na imagem) o trabalho realizado pelos alunos e professores, uma vez mais graças à colaboração do professor Mário Marinho e do Clube de Fotografia.








Sem comentários: