4 de abril de 2019

Semana da Leitura

Abril – Mês de Leituras, Livros e Revoluções
No Agrupamento de Escolas de Ansião, deu-se início ao mês de abril com a dinamização da Semana da Leitura que decorreu no final do segundo período, de 1 a 5 de abril, tendo por base o lema Leitor Hoje, Leitor Amanhã.

Foram muitas e variadas as atividades desenvolvidas abrangendo todas as Escolas e Ciclos de Ensino:

Na manhã do dia 1 de abril, os alunos do 7.º ano da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello e do 8.º ano da Escola nº 2 de Avelar participaram numa palestra, dinamizada pela Professora Doutora Helena Henriques, subordinada ao tema “Livros…janelas para a Ciência, portas para a História!”.

No período da tarde, os alunos do 6.º ano da Escola de Ansião, dirigiram-se à Biblioteca Municipal, onde tiveram oportunidade de assistir a uma sessão de poesia, com as Cornucópias (Grupo de Animação de Leitura, formado por elementos da Rede de Bibliotecas de Ansião). Esta sessão serviu de mote para a atividade seguinte na qual os alunos foram convidados a brincar com as palavras e a leitura, no Atelier de Poesia a Brincar.
Ainda neste dia e em articulação com a disciplina de francês, no âmbito do Dia das Ofertas Formativas do AEA, os alunos do 6.º e 8.º anos de Ansião participaram na atividade Conhecer Cinema, que incluiu uma Breve História do Cinema, seguida da Sessão de Cinema com o filme: Mas que família é esta? que teve lugar no Centro Cultural de Ansião, em parceria com a Câmara Municipal. No intervalo, os alunos puderam usufruir de um lanche, gentilmente oferecido pela Associação de Pais do AEA, a quem muito agradecemos.

Ao longo da Semana, desenvolveu-se ainda na Escola Básica e Secundária de Ansião e na Escola nº 2 de Avelar a atividade Partilhando Leituras e Visita à Feira do Livro, onde os alunos tiveram oportunidade de ouvir testemunhos de convidados que partilharam o seu gosto pela leitura e suas experiências enquanto leitores. No final, os alunos visitaram a Feira do Livro que, nessa semana, esteve aberta a toda comunidade escolar.


Também esteve em destaque, nestas duas escolas, a comemoração do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen com a Exposição 100 anos de Sophia e Sophia e o mar (EBnº2 de Avelar).
No dia 4 de abril, o escritor Jaime de Oliveira Martins enriqueceu a nossa Semana da Leitura com a apresentação do seu livro Heróis do ar, tendo como público-alvo algumas turmas do 11.º e 12.º anos.

Partilhando Leituras
As crianças da educação pré-escolar e os alunos do 1º ciclo participaram na atividade Piquenique de Leituras, que consistiu numa mesa repleta de variados elementos (alimentos) de leitura: histórias, contos, adivinhas, trava-línguas, anedotas, notícias, canções, provérbios, poemas e jogos.

https://drive.google.com/open?id=0B9llKJAUcs5gNGZCemtjVFBnVHdCbXQzSlZxejdDWlZLZ3dF
Piquenique de Leituras
Decorreu ainda nesta semana a atividade O Bichinho da Poupança, esta inseriu-se no âmbito do projeto Cientificamente Provável, foi dinamizada pela Dra Inês Lisboa, do Departamento de gestão e economia da ESTG/IPLeiria e investigadora do CARME e foi direcionada às turmas com alunos de 1.º ano de escolaridade do AEA.

A Biblioteca Escolar da EBnº2 de Avelar, desenvolveu ainda as seguintes atividades:

Sessão de Poesia “Fragmentos de nós” em articulação com o Professor José Abreu – 7º e 8º anos

“Livros sobre rodas…” – Comunidade escolar

“Os escritores andam por aí!” – 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo
(Imagens disponíveis clicando na foto abaixo)

Atividades- Avelar
Para terminar a Semana da Leitura, as Bibliotecas Escolares lançaram o desafio de um momento de leitura simultânea - Tod@s a ler! - no último dia da semana, sexta feira, dia cinco de abril, pelas dez horas e vinte minutos, como atividade de encerramento. Foram enviados a todos os docentes textos adequados a cada ciclo de ensino para poderem proceder à sua leitura.


As professoras bibliotecárias

Conceição Ferreira
Mª José Cristóvão


Sem comentários: