10 de março de 2016

Semana da Leitura

11 a 18 de março de 2016
ELOS DE LEITURA

A 10ª edição da Semana da Leitura propõe-se convidar as escolas a dinamizarem ambientes festivos que envolvam as suas comunidades educativas, em iniciativas de promoção dos livros e da leitura e a tornem presente em todos os momentos e em qualquer lugar. A festa da leitura e do prazer de ler, poderá ser uma oportunidade para seduzir as crianças e os jovens para o encanto das palavras, ajudá-las a gostar dos livros e da leitura e a viajar pelos sentidos e emoções. 

Sugere-se que, a par do prazer de ler, se criem momentos de reflexão em torno de questões atuais e determinantes, como a globalização e a necessidade de aprendermos a lidar com a complexidade de um mundo heterogéneo, desenvolvendo ELOS que suportem o entendimento entre os povos. 
A leitura suporta e ilustra a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e de compreensão que nos ajudam a lidar com a heterogeneidade da Humanidade e a aceitarmos valores universais, unindo-nos em torno dos direitos humanos, na construção de sociedades inclusivas.

Tradicionalmente dinamizada no mês de março, a Semana da Leitura vem, mais uma vez, desafiar as escolas a fazerem a festa do livro e da leitura. É urgente que os livros e a leitura entrem na vida das crianças e dos jovens que frequentam as nossas escolas, tornando-se, nela, uma presença constante.

Convidamos toda a comunidade educativa a participar na Semana da Leitura do Agrupamento, a envolvendo-se e apropriando-se nas e das diferentes iniciativas, cimentando ELOS de LEITURA.


Clicar aqui para ver o programa detalhado.

Sem comentários: