19 de março de 2016

Semana da Leitura-Encerramento


ELOS DE LEITURA



O Agrupamento de Escolas de Ansião comemorou, mais uma vez, de 11 a 18 de março, a Semana da Leitura.
As atividades foram dinamizadas fora e dentro da sala de aula, com a participação de alunos, professores, encarregados de educação, escritores e contadores de histórias. Pretendeu-se cativar as crianças e os jovens para o maravilhoso mundo das palavras e ajudá-las a gostar dos livros e da leitura. 
A comunidade educativa envolveu-se e apropriou-se das diferentes iniciativas, cimentando ELOS de LEITURA. 
As atividades centralizaram-se nas Bibliotecas Escolares da Escola n.º 2 de Avelar e na Escola Dr. Pascoal José de Mello, onde decorreu durante toda a semana a Feira do Livro e atividades de promoção da leitura que se estenderam, também, às Bibliotecas da Escolas do 1.º Ciclo de Avelar, Ansião, Chão de Couce, Santiago da Guarda, Alvorge e Lagarteira. 
Ao longo da Semana, durante a visita à Feira do Livro, as turmas desfrutaram de atividades de leitura com a atividade Leituras Partilhadas. Aqui, para além dos alunos fruíram momentos de audição de histórias, também se falou de livros, da importância de ler e do saber ler. Partilharam-se experiências, histórias e livros. Partilhar é bom, ajuda-nos a crescer enquanto ser humano. 
Na Escola Básica Nº2 de Avelar, em articulação com o professor de português, José António Abreu, teve lugar uma sessão de poesia “Elos de leitura em poesia: Palavras com vida…” para os alunos do oitavo e nono ano. 

Nesta escola, a Semana da Leitura não poderia ter terminado da melhor forma! Todos os alunos, acompanhados dos seus professores, assistiram à atividade Personagens à solta, dinamizada pelos alunos do 8º E, em articulação com a professora de português, Eunice Oliveira, e com a parceria dos alunos do Clube de Música e dos alunos do 5º F.

Ao longo da semana os alunos contataram, também, com escritores. 
Estive entre nós o escritor Rui Matos, que falou com todos os alunos do 5º ano, sobre o seu gosto pela escrita e como desenvolve essa atividade. Rui Matos é professor de Educação Física, Doutorado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa e dedica-se, também, à escrita. Tem vários livros publicados relacionados com a sua área profissional e escreve para crianças e jovens, sendo o autor da coleção “As Aventuras do Rafa”. Os alunos puderam conhece-lo pessoalmente, colocar questões e esclarecer dúvidas. Foram sessões animadas e interativas. Desejamos muito sucesso ao escritor Rui Matos e o nosso muito obrigada. 

O escritor João Manuel Ribeiro, também nos visitou. Partilhou leituras, com os alunos do 7º ano, falou do seu gosto pela poesia, da sua obra mais recente, “Meu Avô, Rei de Coisa Pouca”, das ligações à terra natal e explicou o que significado do título, que como o título faz prever, centra-se numa figura cujo retrato começa a desenhar-se, direta e indiretamente, logo na abertura da narrativa ou no incipit: «A casa da eira era o palácio do avô. Nela tinha o seu trono, guardava a sua coroa e retinha os seus tesouros. Na verdade, era apenas um espigueiro antigo de granito. (…).

Respondeu às questões e dúvidas colocadas pelos alunos e, no final da sessão, houve autógrafos e fotografias. O nosso bem-haja ao Doutor João Manuel Ribeiro.

É sempre com muito carinho que recebemos a simpática visita do escritor Nuno Matos Valente, que pelo segundo ano consecutivo esteve junto dos nossos alunos. 

As sessões com as turmas do 6º ano decorreram, num ambiente muito animado, onde se falou dos seus dois livros de literatura juvenil já publicados - A Ordem do Poço do Inferno e O Tesouro do Califa. Todos os participantes ficaram expectantes relativamente ao terceiro volume desta coleção, que já tem título - A Floresta de Metal - e cuja publicação está prevista ainda para este ano.


A equipa da biblioteca agradece toda a colaboração e articulação estabelecida nesta e em todas as atividades/iniciativas da biblioteca escolar.

Sem dúvida que o sucesso e os bons níveis de desempenho que a biblioteca apresenta se devem por inteiro a todos vós, à vossa disponibilidade, à vossa motivação e ao vosso trabalho, no sentido de, todos juntos, formarmos alunos leitores competentes e críticos.








Sem comentários: