6 de janeiro de 2012

Entre palavras, poesia e poetas


            Inaugurar a poesia junto de adolescentes é sempre um risco. No entanto, assumimos o desafio e convidámos alguém que, sendo médica e investigadora na área das neurociências, dedica na sua vida um espaço muito pessoal à escrita e à poesia. Foi neste contexto que a Dra. Kátia Andrade, filha de uma educadora do nosso Agrupamento, Adelaide Andrade, esteve em Avelar, na escola Básica Nº2, no dia 15 de dezembro, numa sessão de poesia destinada especificamente aos alunos do nono ano de escolaridade.
Luís de Camões, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Antero de Quental e Mário de Sá-Carneiro foram alguns dos poetas citados pela nossa convidada que, com o seu sentir, nos deu a possibilidade de saborear alguns dos mais belos textos poéticos da literatura portuguesa recente.
Quanto aos alunos, entre um cruzar de olhares cúmplices e alguma perplexidade e surpresa, tiveram a oportunidade de experienciar uma performance onde as palavras explodiram e foram ditas e sentidas com paixão.
Mas se a Dra. Kátia nos trouxe a poesia, trouxe-nos também a sua vivência pessoal, recuando aos seus tempos de criança e de adolescente, marcados pela família e pela escola, os quais, na sua opinião, foram os pilares determinantes na formação deste gosto pelo poético e pelas artes em geral, bem como pela pessoa que hoje é. Disse ela, que o seu gosto pela poesia lhe vem de casa e de um seu professor, e que a poesia, tal como a literatura em geral, nos torna mais humanos. Esta perceção, explicou, tem-na ajudado na sua condição de médica e investigadora, sobretudo na sua convicção e compromisso perante o juramento hipocrático.
Para terminar este pequeno apontamento, voltaria ao primeiro parágrafo deste texto, relembrando que na educação é preciso arriscar e, naturalmente, também ousar, porque consideramos que a educação deve abrir janelas, como a da poesia e da educação artística, também determinante na formação do gosto pelo belo, que podem depois vir a ser fechadas ou não, consoante o percurso individual de vida de cada um.
Sem dúvida que este encontro com a jovem investigadora e poeta proporcionou um momento diferente e uma experiência singular do poético para estes alunos, que tiveram assim a possibilidade de contactar com a obra de alguns poetas menos canónicos e cujos textos inauguraram novas formas de dizer e fazer poesia, constituindo referências literárias incontornáveis no âmbito da literatura portuguesa e do mundo.



Sem comentários: