26 de janeiro de 2012

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

          “Ouvi anciãos, e prestai atenção! Vós todos, que habitais a terra. Foi no vosso tempo que isto se passou, ou no tempo dos vossos pais? Contai aos vossos filhos, e que eles o contem aos filhos deles, e os filhos destes à geração seguinte.”
                                                                                                                                          Joel 1, 2-3
                                                                                                                                          
          Foi com esta frase de Joel, por muitos chamado “o profeta do avivamento”, que iniciámos uma pequena exposição sobre o Holocausto, recordando e homenageando, de forma simbólica, os seis milhões de judeus e de outras incontáveis vítimas do extermínio nazi, durante a II Guerra Mundial, assinalando o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, efeméride que evoca o dia 27 de janeiro de 1945, quando as forças do Exército Vermelho entraram no complexo de extermínio de Auschwitz-Birkenau, libertando mais de 7 000 prisoneiros sobreviventes, muitos deles doentes e moribundos.

Foi intenção desta iniciativa relembrar a “Shoah” - expressão que significa catástrofe e que é utilizada para designar o genocídio perpetrado pelos nazis e seus aliados contra os judeus -, e o Holocausto, informando os alunos sobre os acontecimentos históricos da época, de modo a que, no futuro, possamos evitar a repetição de atos tão desumanos e discricionários.

Para além da exposição, que se encontra no corredor de acesso à Biblioteca, foram disponibilizados alguns filmes sobre a temática, adequados ao perfil etário dos nossos alunos, e um PowerPoint sobre a cidade mártir francesa de Oradour-sur-Glaine onde, a 10 de junho de 1944, 642 homens, mulheres e crianças foram cruelmente assassinados pelas tropas alemãs, cidade esta que é atualmente um centro de memória.


1 comentário:

John Oliveira disse...

Que Deus vos pague. Que Deus vos cumule de bênçãos. Obrigado.