20 de fevereiro de 2023

Semana dos Afetos

  Durante a semana de 13 a 17 de fevereiro, o Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) celebrou os “Afetos”, com diversas atividades nas suas escolas e jardins de infância, com a finalidade de fomentar a amizade, a tolerância, o respeito por si e pelo outro, a justiça, a equidade e a verdade porque, mais do nunca, partilhar afetos é uma necessidade e uma prioridade nos dias tão cheios de incertezas, receios e medos em que vivemos.


Esta foi uma iniciativa das Bibliotecas Escolares, em articulação com Cidadania e Desenvolvimento, os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), o Centro de Ocupação Juvenil (COJ), as Associações de Estudantes e a Associação de Pais e EE de Ansião.

Na EB nº2 de Avelar foram dinamizadas diversas atividades ao longo da semana: exposições, visualização e exploração de curtas-metragens sobre a temática dos afetos. A Biblioteca Escolar, disponibilizou ainda, dois jogos (um direcionado aos alunos do 2.º ciclo e outro aos alunos do 3.º ciclo - Gostarzinho: Jogo de Afetos e Flor da Idade: Jogo dos Afetos).

Em parceria com o COJ e a Associação de Estudante foi dinamizada na rádio da escola a atividade “Discos Pedidos”, nos intervalos ao longo da semana. A comunidade educativa teve a oportunidade de pedir uma música de uma lista disponível e dedicá-la a uma pessoa especial. Foi uma atividade muito participada.

Foi proposto aos professores da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento de todas as turmas do 3.º ciclo do AEA, no âmbito das Relações Interpessoais que promovessem a atividade “Pensar os Afetos...” e para isso foram distribuídos corações, nos quais os alunos tiveram que registar uma palavra significativa para cada um que completasse a frase “Afeto é...”.

Os corações com as mensagens integraram uma exposição designada “Afeto é...” que em cada escola (Escola Básica nº 2 de Avelar e Escola Básica Dr. Pascoal José de Mello) estiveram expostas durante essa semana.

O SPO integrou esta semana com a dinamização da atividade Adivinha o quanto gosto de ti! e com a elaboração de um Jogo de Tabuleiro gigante com sugestões de tarefas relacionadas com a temática.

O sucesso das atividades dinamizadas ao longo da semana resultou do empenho de todos, sem exceção, o nosso bem-haja.

AVELAR






Sem comentários: