2 de fevereiro de 2023

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

 No dia 30 de janeiro comemorou-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz .

Esta data foi instituída em 1964 em Espanha pelo poeta, pedagogo e pacifista espanhol Llorenço Vidal, mas foi acolhida a nível internacional. Foi escolhido este dia por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.

O objetivo deste Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por sensibilizar a comunidade educativa, os políticos e os governantes para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a humildade, a solidariedade, a empatia, a cooperação e a não violência.


Para assinalar esta data na Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello realizou-se, no passado dia 1 de fevereiro, uma atividade promovida pelo Serviço de Psicologia e Orientação e Clube Ubuntu, em parceria com a Associação de Estudantes, com o Projeto da Escola Embaixadora do Parlamento Europeu e a Biblioteca Escolar.

A atividade desenvolveu-se no pátio exterior da Escola, pelas 12h20, e juntou algumas dezenas de alunos e professores que puderam assistir ao desenrolar de um conjunto de iniciativas.

Iniciou-se com um momento musical da responsabilidade do professor Licínio Maurício e dos alunos Gonçalo Marques (piano) e Ana Sá e Mariana Palricas (vozes) que interpretaram o tema “Imagine” de John Lennon.

De seguida, foi lançado um desafio aos presentes uma dinâmica, apelando aos participantes para escreverem um sonho a alcançarem e que o colocassem dentro do balão. Posteriormente, cada pessoa encheu o seu balão e atou-o. Foi solicitado que fechassem os olhos e colocassem a mão que não tinha balão atrás das costas, recebendo todos os intervenientes um palito, face ao qual foi pedido para não tecer comentários. De seguida, foi pedido que cada um protegesse o seu sonho. Verificou-se que muitos foram os que correram na direção dos balões dos vizinhos do lado, mas nem todos procuraram rebentar os balões dos outros, mesmo quando viram os seus a rebentar. Por fim, a Mariana Palricas e Lara Neves refletiram sobre os sentimentos inerentes a esta atividade e a importância da proteção do outro e da promoção da paz mesmo quando nos são entregues armas.

Por fim, foi a vez de se escutar o tema Heal The World de Michael Jackson interpretado pelas alunas Patrícia Martins na flauta transversal e Carolina Freire no clarinete, com o qual se encerrou a atividade.


Clicar para ver mais imagens


Sem comentários: