9 de maio de 2019

Dia da Europa



Graças à habitual colaboração do professor Mário Marinho e dos alunos do Clube de Fotografia,  aqui ficam os registos em imagens que podem ser consultados na galeria abaixo.


Clicar para ver imagens


O Dia da Europa comemora a paz e a unidade e assinala o aniversário da «Declaração Schuman», a 9 de maio de 1950. Robert Schuman propunha a criação de uma Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, precursora da atual União Europeia. Mas este objetivo inicial, em grande parte puramente económico, estava igualmente dotado de ambições políticas. A ideia era reunir os diferentes agentes económicos da França e da Alemanha e reduzir o risco de conflitos no futuro.


No nosso Agrupamento, este dia foi comemorado com um leque diversificado de atividades que tiveram lugar nas duas escolas, ao longo do dia.
Na Escola E.B. nº 2 de Avelar, as atividades decorreram durante o período da manhã e foram desenvolvidas pelo Clube Europeu, pela disciplina de Geografia, pela Biblioteca Escolar e pelo Centro de Ocupação Juvenil (COJ).
Ao som do hino “Ode à Alegria”, de Beethoven, foi inaugurada a exposição “Europa, Casa da Democracia”, com a presença da subdiretora, Professora Isabel Serra, a que se seguiu a plantação de uma árvore, um medronheiro, integrada no projeto “Trees for Europe”, em parceria com outras escolas da Europa (ETwinning) e com a Associação Florestal de Ansião.
As atividades culminaram com a inauguração das “Árvores Coloridas”. Esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do Programa Pedagógico Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (EEPE), em parceria com o COJ, e as várias associações e entidades públicas e privadas do concelho que aderiram ao repto lançado pela Direção e realizaram/ofereceram diversas peças de croché, de cores e tamanhos diferentes, que “vestiram” quatro árvores do recinto escolar.
Também na Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, se coloriram árvores (três no recinto da Escola e uma na mata municipal) através de rendas e crochés de cores, tamanhos e formatos variados realizados/oferecidos por alunos, pais, funcionários, professores e entidades públicas e privadas do concelho que se envolveram nesta iniciativa coordenada pela professora, embaixadora do EEPE, Natália Sapinho.
As “Árvores coloridas” simbolizam as diferentes culturas, raças e religiões existentes no mundo e tem como principais objetivos promover a interculturalidade, educar em prol de uma
sociedade cada vez mais justa e solidária, promover a tolerância, a inclusão, a solidariedade, a igualdade, a unidade e o respeito pela diversidade. 
A cerimónia comemorativa do Dia da Europa contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara e de representantes de algumas associações que participaram neste projeto.
Estas atividades tiveram lugar no período da tarde e para além da Biblioteca, do Clube Europeu e do Programa EEPE, envolveu também o projeto Eco Escolas que em parceria com a Associação Florestal de Ansião levou a cabo a plantação de uma árvore, junto da entrada principal da escola, no âmbito do projeto “Trees for Europe”, enquanto ecoava na voz de um coro, constituído por alunos do 7º ao 12º, a música “Heal The world”.
No átrio principal da escola esteve patente uma exposição e um painel alusivo ao projeto nacional “Desta vez eu voto”, criada pelos embaixadores juniores e seniores da EEPE. Ainda durante essa tarde, os alunos do 7.º ano adquiriram conhecimentos relacionados com a cultura europeia e valores de cidadania relacionados com a sustentabilidade ambiental, através da ludicidade associada à realização de um peddy-paper. Esta iniciativa decorreu, também, no âmbito do projeto Eco- escolas e foi orientada por alunos de Ciências Sócio Económicas.
Ainda neste âmbito, a freguesia de Alvorge abraçou igualmente este desafio e “vestiu” também quatro árvores, no centro da freguesia. Estiveram envolvidos nesta atividade a Escola do 1º Ciclo, o Jardim de Infância, a Junta de Freguesia e a comunidade local.

O Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) pretendeu, assim, sensibilizar a Comunidade Educativa para a aceitação e respeito pelas diferenças, sejam elas de que natureza forem. Sociedades cada vez mais multiculturais têm de ser também sociedades inclusivas, num combate permanente a qualquer forma de discriminação e na promoção dos valores como a tolerância, a solidariedade e o respeito pela individualidade, no exercício de uma cidadania plena.
O Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) pretendeu, assim, sensibilizar a Comunidade Educativa para a aceitação e respeito pelas diferenças, sejam elas de que natureza forem. Sociedades cada vez mais multiculturais têm de ser também sociedades inclusivas, num combate permanente a qualquer forma de discriminação e na promoção dos valores como a tolerância, a solidariedade e o respeito pela individualidade, no exercício de uma cidadania plena.

O AEA ambicionou, simbolicamente, "vestir" as árvores das diferentes escolas com diversas peças de croché de diferentes tamanhos, cores, formatos e texturas, provando que a coesão, a união e a harmonia na Europa são possíveis, apesar da sua diversidade multicultural.

Professoras Ana Jegundo, Conceição Ferreira, Mª José Cristóvão e Paula Cotrim




Sem comentários: