27 de janeiro de 2016

Semana da Ciência nas Bibliotecas Escolares do AEA

    

A Semana da Ciência decorreu entre os dias 11 e 15 de janeiro, com atividades que foram transversais aos diferentes níveis de ensino. As diversas iniciativas decorreram, na sua maioria, na escola sede e E.B N.º 2 de Avelar. Na concretização das atividades, as BE contaram com as suas habituais e indispensáveis parcerias – o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, o Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (colaboração da Equipa de Investigadores da Escola de Enfermagem de Coimbra), o Centro de Ocupação Juvenil de Avelar e as Associações de Pais e Encarregados de Educação (Ansião e Avelar e Chão de Couce).
Ver mais fotografias


Ao longo da semana, puderam ser apreciadas algumas exposições. Na EB/Sec. Dr. Pascoal José de Mello, esteve patente as "Ciências da Informação Geográfica", que foi visitada e explorada por alguns professores de Geografia com os respetivos alunos, bem como a " Matemática na Poesia Portuguesa”.

Esta última também esteve exposta na Escola Básica n.º 2 de Avelar, assim como "A Observação do Sol” que foi visitada por todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos, com os respetivos diretores de turma e explorada de forma minuciosa nas turmas do sétimo ano, com o professor José Antunes, de Físico-Química. As três exposições foram cedidas pelo Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. Na EB n.º 2 de Avelar estiveram ainda expostas algumas representações de Rosa-dos-ventos, trabalhos elaborados pelos alunos do 7.º ano, no âmbito da disciplina de Geografia.

Da Semana da Ciência, fez também parte a Exposição/Feira de Minerais e Fósseis, dinamizada pela empresa "Azurite – Minerais, Rochas, Fósseis e Bijuteria” durante dois dias na EB n.º 2 de Avelar e noutros dois na EB/S. Dr. Pascoal José de Mello. Realizou-se, ainda, a Feira da Ciência, em parceria com a Papelaria Soares, de Pombal. A Química, a Biologia, a Geologia, a Eletrónica, a Geografia e a Física são ciências curiosas e às quais conseguimos dar várias respostas apenas a brincar. Com o intuito de despertar o interesse das crianças para estas temáticas, a Science4you criou a linha de brinquedos "Science", que estimula a criança a colocar questões durante a execução de experiências práticas, de forma lúdica e pedagógica. Deste modo, nesta Feira, os alunos puderam admirar e adquirir alguns brinquedos e jogos educativos e científicos.

Em parceria com o Projeto de Promoção e Educação para a Saúde e Educação Sexual (PES-ES), os alunos do 9.º ano assistiram a sessões do PRIS - Projeto de Relações de Intimidade Saudáveis -, dinamizadas pela Equipa de Investigadores da Escola de Enfermagem de Coimbra e subordinadas ao tema – “Namorar: ainda me conheces?”.

Os alunos do 10.º e 11.º ano do Curso de Ciências e Tecnologias puderam assistir, no dia 11 de janeiro, a uma palestra proferida pelo Prof. Doutor Sérgio Rodrigues, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, palestra intitulada “Livros com Química: um olhar sobre a presença da Química na literatura”.

No 13 de janeiro, em ambas as Escolas, dinamizou-se o Laboratório Aberto – atividade da responsabilidade dos professores de Físico-Química e Ciências Naturais, apoiados pela Equipa da BE, tendo como público-alvo os alunos do 4.º, 5.º e 6.º anos.

Ao longo da semana, nas Bibliotecas dos Centros Escolares de Avelar, Chão de Couce, Lagarteira e Santiago da Guarda, bem como nas Escolas do 1.º Ciclo de Ansião e de Alvorge, e ainda no Jardim de Infância de Ansião, realizaram-se também várias atividades para os alunos do 1.º ciclo e do ensino pré-escolar. Algumas delas possibilitaram um contacto com metodologias de observação científica: através das lupas binoculares, os alunos puderam observar diversos elementos da natureza, nomeadamente animais e plantas: aranhas, melgas, borboletas, flores, musgos e líquenes. No Centro Escolar de Avelar, os alunos do 1.º, 2.º e 3.º ano tiveram, ainda, oportunidade de realizar o jogo “Micado Científico”, uma parceria com o Professor João Pires e os alunos do 8.º E e do 9.º F.

Noutras atividades, o tema aglutinador foi “As leguminosas”, dado que 2016 foi decretado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), como sendo o Ano Internacional das Leguminosas. Assim, através de uma pequena exposição e de cartazes informativos, os alunos tiveram oportunidade de conhecer algumas das leguminosas mais utilizadas na nossa alimentação. Conheceram e exploraram, servindo-se dos cinco sentidos as leguminosas mais usuais. Também se fizeram pequenas experiências científicas, que estimularam a curiosidade, e ouviram-se histórias no âmbito desta temática.



Professoras Maria José Peres e Conceição Ferreira

Sem comentários: