16 de outubro de 2015

Formação de utilizadores


AVELAR

As turmas do 5º e 6º ano conheceram a sua Biblioteca Escolar!

Seguindo o cronograma estabelecido, as turmas do 5º e 6º ano iniciaram o ciclo deVisitas Guiadas, à Biblioteca da EB nº 2 de Avelar, para tomar contacto com a organização do espaço, o sistema de arrumação dos documentos (CDU) e os procedimentos utilizados na requisição de materiais.
Aos alunos do 5º ano depois de lhes terem sido apresentadas as diferentes zonas da biblioteca e explicados os procedimentos para a utilização e requisição dos documentos, visualizaram o pequeno vídeo “A menina que odiava livros”, fizeram a requisição de um livro e foi-lhes oferecido o Guia do Utilizador.

Os alunos do 6º ano, depois de visualizarem um pequeno vídeo sobre a História da CDU (o funcionamento de uma biblioteca, utilizando a Classificação Decimal Universal) fizeram a ficha “À descoberta da biblioteca”, onde cada aluno teria que realizar, em cada zona funcional, uma tarefa específica.

Com estas atividades pretendeu-se associar o gosto pela leitura à entrada no novo ciclo de escolaridade e a familiarização com o espaço, recursos disponíveis e regras de funcionamento da Biblioteca.

Clicar para ver mais fotografias

ANSIÃO

Ao longo deste mês estão a ser realizadas visitas à Biblioteca para todos os alunos do 1.º ciclo, fomentando-se o sistema de empréstimo domiciliário. Para os alunos do 1º ano promove-se uma sessão sobre o funcionamento e as normas da Biblioteca Escolar. 

Os alunos do 5.º ano, que frequentam a Escola Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião, também fizeram uma visita à Biblioteca com uma vertente de formação ao utilizador, pois ainda não estavam muito familiarizados com as suas valências e funcionamento.

Nesta Biblioteca houve igualmente sessões para 10.º ano, tendo estas incidido na Classificação Decimal Universal (CDU), como procurar um documento na BE e como pesquisar no catálogo online. 

Sem comentários: