25 de fevereiro de 2015

A magia dos livros


Para que serve um livro? Educar, distrair, passar o tempo? Há os livros que te fazem sonhar e aqueles que te dão uma sacudida e te tiram da apatia, obrigando-te a pensar. Mas para que serve um livro para quem perdeu tudo?

Essa é a história de Robson Mendonça, um gaúcho de 60 anos, de Alegrete, no Rio Grande do Sul. Um homem anónimo como tantos outros, que um dia perdeu tudo, inclusivé a mulher e os dois filhos, num acidente, um dos motivos que o levou a morar nas ruas onde ficou durante 6 anos, até 2003.
Como ele gostava muito de ler, tentava arranjar livros emprestados nas bibliotecas. Porém não conseguia, por não ter morada fixa. Passou então a ter um sonho: quando melhorasse de vida, criaria uma biblioteca só para pessoas de rua.
No ano passado ele equipou uma bicicleta com um baú onde carregava centenas de livros. 
No baú, títulos de Trumam Capote, Lima Barreto e Graciliano Ramos. Todo o acervo do projeto, patrocinado por parceiros privados, era fruto de doações. Na sua estreia, Robson contava já com uma lista de 80 autores.
Quem levava um livro tinha duas opções: ou repassava para quem quisesse ler ou devolvia à bicicleta. 
Robson dirigia também  uma ONG para pessoas das ruas e o livro que mais o impressionou foi a Revolução dos Bichos de George Orwell.
Para quem perdeu tudo, talvez um livro seja um amigo íntimo que fala com ele e conta histórias parecidas com a dele. E como diria o poeta, "um livro leva-o nas asas do pensamento para outros lugares e outros tempos".
Não sabemos se o projeto foi adiante, mas seja como for, trata-se de uma bela iniciativa de alguém que tentou, na medida do possível, alimentar a alma daqueles que não vêem mais motivos para sonhar.







Fonte: jornal Folha - Cotidiano (adaptado)

3 comentários:

Filipa 5ºE disse...

Achei bonita a história e o projeto. Boa ideia.

Madalena 5ºE disse...

Foi uma ideia ótima e maravilhosa.

Bruno 5ºE disse...

Achei muito boa ideia esse senhor ter contribuido para que as pessoas da rua pudessem ler.