10 de outubro de 2014

Formação de Utilizadores

Nas últimas duas semanas de setembro os alunos dos 5º, 6º e 7º anos da Escola Básica nº 2 de Avelar  visitaram a Biblioteca Escolar, com a finalidade de aprenderem a utilizá-la autonomamente.
Aos alunos do 5º ano foi-lhes mostrado como se organiza o espaço, os livros nas estantes, e quais os procedimentos a adoptar para a requisição de documentos. No final foi-lhes oferecido o Guia do Utilizador.
Os alunos dos 6º e 7º anos visualizaram um pequeno filme sobre a História da Classificação Decimal Universal (CDU) e viram ainda como consultar o catálogo, na página online do Agrupamento. 
No final realizaram uma atividade prática sob o título de "Como descobrir um livro sobre um assunto na Biblioteca".
Clica sobre a fotografia para veres mais imagens desta atividade.






Na Escola Pascoal José de Melo, sede do Agrupamento, foram igualmente realizadas atividades no âmbito da formação de utilizadores. Assim, para os alunos do 5º ano foram dinamizadas sessões de esclarecimento nas quais se incidiu fundamentalmente sobre regras da biblioteca, zonas funcionais da BE e como efetuar um empréstimo.
Houve igualmente sessões para 10º, 11º e 12º anos, tendo estas incidido mais na Classificação Decimal Universal (CDU), como procurar um documento na BE e como pesquisar no catálogo online.






Sem comentários: