10 de maio de 2022

Dia da Europa

 

Dia da Europa - Unidos pela Paz na Europa - Escola Básica Nº2 de Avelar

Ontem, Dia da Europa, os alunos do Clube Europeu, em parceria com a Biblioteca Escolar, dos grupos de Geografia e Inglês e do Centro de Ocupação Juvenil (COJ) de Avelar, iniciaram as comemorações com um convite à Comunidade Escolar para visitarem a Exposição do Dia da Europa e dos "30 Anos do Clube Europeu".

No intervalo das 11.45h, no espaço exterior da escola, simbolicamente, os alunos do Clube Europeu e os representantes das turmas empunharam as bandeiras dos países da Europa, desejando o fim desta guerra e o apoio ao povo da Ucrânia.

Ouvimos o hino da Europa e o hino da Ucrânia e foi lido o seguinte texto na rádio da Escola:

Hoje é Dia da Europa!

No dia 9 de maio de 1950, Robert Schuman, então Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, apresentou uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia.

Nos objetivos da União Europeia está a paz, o bem-estar dos cidadãos e a prosperidade dos países. Hoje, contrariando ao que se conseguiu durante 7 décadas, assistimos a uma guerra na Europa e, por isso, este é o dia para homenagearmos a coragem e determinação do povo ucraniano que sofre os horrores de uma guerra injusta e incompreensível e apelarmos à paz na Ucrânia, na Europa e no Mundo!

Unidos pela Paz na Ucrânia e na Europa!

Bom Dia da Europa para Todos!

No final, os alunos colocaram a bandeira da Ucrânia e dos restantes países da Europa na nossa Árvore da Paz!

Sem comentários: