11 de janeiro de 2021

11 de Janeiro: Dia Internacional do Obrigado

 


O Dia Internacional do Obrigado, criado pelas redes sociais, foi assinalado, no Agrupamento de Escolas de Ansião, por proposta do Serviço de Psicologia e Orientação. Nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, ao longo da semana que antecedeu a efeméride, os alunos produziram e registaram frases de agradecimento, que serão posteriormente expostas.

Sendo a gratidão um valor que deve ser cultivado por todos, o seu fim é nobre. O mote de hoje é agradecer a todos os que fazem parte das nossas vidas e que nos alegram, que nos fazem sonhar e acreditar. Palavras como “obrigado”, “agradecido”, “grato” não devem ser esquecidas e o seu uso diário é recomendável. Há, inclusivamente, estudos que alegam que ser grato pelas pequenas coisas da vida aporta grandes benefícios.

No Dia Internacional do Obrigado, agradeça. Em português, em inglês, em francês, em islandês, em lituano, em Chinês, não importa o idioma usado.
Na hora do agradecimento, estes são alguns dos vocábulos mais usados pelos portugueses:
Agradecido, que se relaciona etimologicamente com as graças que se dão reconhecidamente.
Grato, que assenta no latim gratus, isto é, acolhido com reconhecimento.

Bem-haja, fórmula portuguesa que traduz um reconhecimento sincero de quem apenas deseja que o bem recaia na pessoa que motivou o agradecimento. Aproveito para informar que a expressão não é hifenizada e que no plural usamos «bem hajam».

Obrigado vem do latim obligatu-, particípio passado do verbo obligare, ‘ligar; empenhar; comprometer’. O vocábulo corresponde ao particípio passado de obrigar, um adjetivo que, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências, é definido como "que tem uma dívida de gratidão para com alguém”, podendo ser sinónimo de agradecido, grato ou reconhecido.

Enquanto forma de agradecimento, a palavra obrigado deve concordar em género com o sujeito que agradece:

obrigado, se se tratar de um sujeito masculino;

obrigada, se se tratar de um sujeito feminino;

Expresse a sua gratidão, faça alguém sorrir!

Hoje sou eu que vos agradeço. 

Obrigada!

https://www.casalmisterio.com/no-dia-nacional-do-obrigado-veja-como-393758

Sem comentários: