21 de março de 2020

Dia Internacional das Florestas




No dia 21 de março comemora-se o  Dia Internacional das Florestas!
Em 1971, foi criado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) o Dia Mundial das Florestas com o objetivo de consciencializar a respeito da importância dos ecossistemas florestais. A data escolhida foi 21 de março, que marca o primeiro dia da primavera nos países do hemisfério norte.
Posteriormente, em 2012, foi aprovada, na Assembleia Geral das Nações Unidas, uma resolução que instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas. A partir de então, ficou estabelecido que o secretariado passaria a organizar, com os governantes, as comemorações dessa data, porque 
proteger as árvores é proteger a vida.


Em Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia Mundial da Floresta a 21 de março de 1972. A energia constitui uma das maiores riquezas obtidas a partir das nossas florestas. A biomassa florestal é uma das principais fontes de energia hoje utilizadas em Portugal e é, de entre as fontes de energia renovável, a mais facilmente utilizável em qualquer período do ano.

Para assinalar esta data e apesar da situação em que nos encontramos atualmente, a Biblioteca Escolar desafia-te a ver, Caminhos da Floresta. Este filme, produzido pela Walt Disney, em 2014, sobre os fantásticos Contos dos irmãos Grimm, combinando os enredos de algumas histórias universais e explorando as consequências dos desejos e feitos das personagens. Este musical emocionante acompanha os contos clássicos de Cinderela, o Capuchinho VermelhoJoão e o Pé de Feijão e Rapunzel, unidos numa história original que envolve um padeiro e a sua mulher, o seu desejo de iniciar uma família e a sua interação com a bruxa que os amaldiçoou.





Sem comentários: