22 de abril de 2016

Concurso Nacional de Leitura

Concurso
Nacional de                                           
Leitura - 2015/2016


O Concurso Nacional de Leitura já faz parte das atividades das Bibliotecas Escolares do Agrupamento. Este ano uma vez mais, organizámos e concretizámos a 1.ª fase deste concurso de âmbito nacional para os alunos do 3.º ciclo e Secundário: uma prova escrita que avaliou o conhecimento de duas obras literárias selecionadas e recolheu a impressão pessoal dessas leituras. 

Dos participantes nesta fase, ficaram selecionados nas duas escolas aqueles que nos representariam na Fase Distrital: 

Escola Básica de Avelar :


3ºciclo:

- Carla Silveiro Cardoso, nº 5, do 8.ºE;
- Elsa Isabel Duarte, nº 4, e
- Simão Gonçalves, nº 15, do 9.ºF.


Escola Dr. Pascoal José de Mello :

3ºciclo:


Carlota Simões Ferreira, nº 1, do 7.º C;
Laura Afonso Costa, nº 7, do 7.ºB
Nélia Cristina Marques, nº 17, do 9.º C.

Ensino Secundário

Margarida Fernandes Lopes, nº 16, do 10.ºC;
Bárbara Gonçalves Pina, nº 3, do 10.ºD
Mariana Neves Roque, nº 16, do 10.ºD.




E assim foi. No dia 13 de abril, partimos (os representantes das duas escolas, acompanhados pelas professoras coordenadoras do Concurso e pelas professoras bibliotecárias) cerca das 11h00 rumo no Museu de Leiria, onde decorreram as provas escritas. Para estas provas, os alunos do 3.º ciclo tiveram de ler a História de um caracol que descobriu a importância da lentidão, de Luís Sepúlveda, e dois contos da obra Contos vagabundos, de Mário de Carvalho. Os alunos do Secundário prepararam as obras O monge que vendeu o seu Ferrari: uma fábula espiritual, de Robin Sharma, e dois contos da obra Contos, de Vergílio Ferreira. 

No dia da realização da prova, os alunos resolveram-na com relativa facilidade, segundo suas declarações, por pouco não tendo um deles sido apurado para a prova oral que decorreu no antigo mercado municipal. 

A participação nesta iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) mereceu contudo nota positiva - pela presença e participação dos nossos alunos nesta iniciativa, e sobretudo pela experiência que lhes proporcionou: um momento de partilha e de prazer em torno dos livros e da leitura. 

Ver mais fotos



Além de contribuir para a dinamização cultural da escola, nomeadamente no que diz respeito à dinâmica de leitura que implementa, esta iniciativa fomenta o gosto pelo livro e pela escrita, concorrendo simultaneamente para a aquisição de competências transversais, tais como a capacidade de interpretação e de expressão. 

Um Bem-haja para todos os participantes! Para o ano cá estaremos e contamos convosco! 








Sem comentários: