21 de novembro de 2010

A importância da Biodiversidade

No passado dia 17, os alunos dos 8º e 9º anos da Escola Básica 2,3 de Avelar assistiram a uma brilhante palestra proferida pelo nosso convidado, Professor Doutor Jorge Paiva. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Coimbra e Doutorado em Biologia pela Universidade de Vigo, tem uma vasta obra como palinologista, taxonomista e ambientalista.
Esta foi uma oportunidade para partilharmos a experiência e o conhecimento de tão brilhante orador que, para além de cientista, é também um acérrimo defensor do Meio Ambiente.
Assim, aos presentes, alunos e professores, falou sobre a importância da Biodiversidade, viajando pelos conceitos da biologia e pelas observações que fez em diversos lugares do mundo.
Esclarecendo a plateia de que o conceito de Biodiversidade não existia no dicionário quando era adolescente, fez referência à importância dos recursos naturais para a humanidade, em particular os recursos biológicos, que o Homem utiliza de forma desregrada, remetendo-nos para as consequências dos nossos próprios erros e abusos. Sublinhou ainda a importância das plantas no fabrico de medicamentos e na cura de determinadas doenças; o seu papel como fábricas de oxigénio e purificadores do ar, mostrando preocupação pela velocidade a que o coberto vegetal está a ser destruído.
Reforçando a importância da Biodiversidade enquanto garante da base alimentar do ser humano, levantou o problema da diminuição do número de espécies utilizadas na alimentação humana e mostrou-se apoiante da criação de bancos de sementes.
De forma acessível e agradável, alertou-nos para o facto da sobrevivência da espécie humana depender da Biodiversidade, sublinhando o quanto é importante preservar todas as espécies.
Assim, nesta tarefa, estamos todos juntos. Garantir a sobrevivência das gerações futuras é actuar no presente, através de comportamentos e estilos de vida mais equilibrados e regrados.
Alguma vez paraste para pensar o que aconteceria se as plantas desaparecessem?


Algumas frases dos alunos sobre a palestra…

“Eu aprendi que a biodiversidade é importantíssima e sem ela nenhum ser viveria, pois todos os seres necessitam de se interligar com outros.”

“Eu aprendi que seres venenosos podem curar vidas de pessoas gravemente doentes.”

“Aprendi que há duas gerações atrás ninguém pensava em preservar o ambiente.”

“ Fiquei a saber que entre 2034 e 2040, por este andar, já não vai haver florestas como a Amazónia.”

“ Aprendi que quanto maior for a biodiversidade mais probabilidades de viver terá o ser humano.”

“ Temos de proteger as espécies todas para podermos sobreviver mais tempo.”

“Eu aprendi que em certos locais há árvores que se penduram noutras árvores para apanharem sol.”

“Eu aprendi que antigamente para se desinfectar as feridas urinava-se-lhes em cima.”

“Temos de proteger todas as espécies porque todas são importantes para sobrevivermos.”

“O Professor Doutor Jorge Paiva mudou totalmente as minhas ideias sobre biodiversidade. É tão crime matar os seres vivos como fazer um assalto pois ao matarmos os seres vivos estamos a matar a nossa própria sobrevivência.”

Sem comentários: