Ler é Altamente: a leitura voltou a brilhar na 10.ª edição do concurso concelhio
A poesia, a expressividade e o gosto pela leitura estiveram em destaque na tarde do passado dia 4 de junho, no Parque Verde de Ansião, onde decorreu a Prova Final da 10.ª edição do Concurso Concelhio de Leitura em Voz Alta – “Ler é Altamente”, integrada na programação da Feira do Livro.
Promovido pelo Agrupamento de Escolas de Ansião, em parceria com a Câmara Municipal de Ansião, este concurso constitui já uma referência no panorama educativo local. Idealizado pela Rede de Bibliotecas de Ansião (RBANS), realizou-se pela primeira vez em 2015 e celebrou este ano a sua décima edição, após uma interrupção motivada pela pandemia.
Ao longo do segundo semestre, 221 alunos do 2.º ao 9.º ano do Agrupamento de Escolas de Ansião participaram nas diferentes fases do concurso, demonstrando as suas competências de leitura em voz alta perante um júri composto pelas professoras bibliotecárias e pela bibliotecária municipal. Dos participantes, 141 pertenciam ao 1.º Ciclo, 44 ao 2.º Ciclo e 36 ao 3.º Ciclo.
Após duas fases de apuramento, chegaram à grande final 26 alunos, representantes das várias escolas do concelho, que deram voz à poesia de autores portugueses com entusiasmo, sensibilidade e grande qualidade interpretativa.
A organização optou por dividir a prova final em dois momentos distintos: uma primeira sessão dedicada aos alunos do 1.º Ciclo e uma segunda reservada aos participantes dos 2.º e 3.º Ciclos. Esta opção permitiu valorizar o desempenho de cada concorrente e proporcionar ao público uma experiência mais próxima e envolvente.
A apresentação do evento esteve a cargo dos alunos Aléxis Amaro e Beatriz Anastácio, da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, e de Maria Leonor Godinho e Carolina Esteves Rodrigues, da Escola n.º 2 de Avelar, que acolheram participantes, júri e público com simpatia e profissionalismo.
Perante a elevada qualidade das leituras apresentadas, o júri teve uma tarefa particularmente exigente na escolha dos vencedores. Ainda assim, no final, foram distinguidos os seguintes alunos:
• 2.º Ano: Benedita Gomes Rolo – Centro Escolar de Avelar;
• 3.º Ano: Carolina Neves Fonseca – Centro Escolar de Santiago da Guarda;
• 4.º Ano: Carolina Costa – Centro Escolar de Chão de Couce;
• 5.º Ano: Rúben Miguel Duarte Simões – Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello;
• 6.º Ano: Guilherme Lopes – Escola Básica n.º 2 de Avelar;
• 7.º Ano: Maria Góis Valente – Escola Básica n.º 2 de Avelar;
• 8.º Ano: Santiago Costa Teixeira – Escola Básica n.º 2 de Avelar;
• 9.º Ano: Maria Clara Simões – Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello.
Mais do que uma competição, o “Ler é Altamente” continua a afirmar-se como uma celebração da leitura, da literatura e da expressão oral, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais e incentivando o contacto dos jovens com os livros.
A todos os participantes, finalistas, professores, famílias e restantes elementos da comunidade educativa, fica o reconhecimento pelo empenho demonstrado e pelos contributos para o sucesso desta iniciativa, que continua a provar que ler é, verdadeiramente, altamente!
PB Anabela Monteiro
Comentários