23 de abril de 2025

Desafios - à descoberta de Camões - Semana da Leitura

DESAFIO 1 - "Na Rota de Camões"

Prepara-te para conhecer melhor Luís de Camões através de um vídeo e, de seguida, testa os teus conhecimentos no Quiz.


Semana da leitura (22 a 30 de abril de 2025)

     A Semana da leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura 2027, que conta com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, e destina-se a celebrar e incentivar o prazer de ler, com múltiplas atividades festivas que promovam a leitura e o encontro entre os livros e os seus leitores, em contexto de sala de aula, bibliotecas escolares, bibliotecas municipais e em outras associações. Todos estão convidados a promover iniciativas à volta dos livros e da leitura!

  
    As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA), associaram-se a esta iniciativa desde a primeira edição (em 2007), constituindo-se como grandes impulsionadoras nas escolas.

    De 22 a 30 de abril de 2025, vai decorrer no AEA, a 18ª edição da Semana da Leitura. As iniciativas são muitas e variadas.


    Participa e boas leituras!

2 de abril de 2025

Leitura, Criatividade e Aprendizagem:


O Que Aconteceu nas Bibliotecas Escolares do 1.ºCiclo de janeiro a março de 2025

    Durante o período de janeiro a março de 2025 as Bibliotecas Escolares do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ansião destacaram-se como um verdadeiro centro de conhecimento, cultura e criatividade para alunos e professores. Com uma programação diversificada e cheia de iniciativas inovadoras, as bibliotecas ofereceram aos alunos oportunidades únicas de explorar o universo literário, desenvolver habilidades de leitura e escrita, além de vivenciar atividades lúdicas e educativas. 

    Principais momentos e destaques dessas atividades que marcaram o período.

- Comemoração do Dia Escolar da Não Violência e da Paz – Foi contada a história Ynari a menina das cinco tranças, de Danuca Wojciechwska Ondjaki, em Power Point, às turmas do Pré-escolar de Avelar, Chão de Couce, Lagarteira e Santiago da Guarda e a todas as turmas do 1.º Ciclo do Agrupamento, seguidas de atelier "Pombas de Esperança: Criando Mensagens de Paz".

    Uma história que destaca o valor da Amizade e cuja personagem principal da história transmite às crianças que com magia e ternura podem acabar com todas as guerras

- Semana dos Afetos – Através da música “Era uma vez um coração”, de Maria de Vasconcelos, os alunos do 3.º ano foram convidados a preparar e apresentar aos colegas este miminho. Os alunos empenharam-se e a atividade decorreu com grande entusiasmo.
Pelas diferentes BE foram realizados trabalhos diversos cujas fotos são testemunhos.
- Carnaval – Exploração das tradições carnavalescas em Portugal, seguidas de ateliers alusivos ao tema, nas diferentes BE.
- Dia Internacional da Mulher – Visionamento de um vídeo sobre a comemoração deste dia, nas BE de Avelar, Alvorge e Lagarteira. Nas restantes foi explorado o significado do dia e elaborados alguns trabalhos.
- Dia do Pai - Os alunos do 2.º ano de todas as escolas do 1.º ciclo declamaram aos colegas, turma a turma o poema “O meu pai”, de Maria do Rosário Macedo e cantaram a canção “É o meu pai”, do Professor Edalécio. Foram também realizados diversos trabalhos alusivos ao tema.
- Dia Mundial da Árvore e da Poesia – Poesia “O deserto” de Carlos Pinhão declamada pela Ana Margarida Lima em interação com os alunos e professores das turmas.

- Comemoração do Dia Mundial do Teatro – A Ana Margarida Lima, elemento da Equipa da Biblioteca ensaiou alunos que apresentaram aos colegas das diferentes turmas do pré-escolar (Avelar, Chão de Couce, Lagarteira e Santiago da Guarda), 1.ºCiclo e em Santiago da Guarda a um grupo de idosos do Centro de Dia, as histórias: Maruxa (Centro Escolar de Santiago da Guarda), O menino que tinha zero a Matemática (Centro Escolar de Avelar, EB1 de Ansião e Centro Escolar de Chão de Couce), O Sapo Apaixonado (EB1 de Alvorge e Centro Escolar de Lagarteira).
A professora Bibliotecária Anabela Monteiro

28 de março de 2025

Projeto “Ler fora da escola”

 

O Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA), este ano letivo, deu início ao projeto “LER fora da escola” nos Jardins-de-infância, ampliando o acesso à leitura em espaços não convencionais e evidenciando um importante passo na promoção da leitura entre os mais novos. Este projeto piloto, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares e Fundação Belmiro de Azevedo, visa desenvolver um trabalho sistemático no âmbito do treino e valorização da leitura, através de uma articulação estreita entre a escola e a família, com o objetivo de promover hábitos de leitura constantes e sistemáticos, tanto dentro como fora do ambiente escolar.

O "LER fora da escola" surge como resposta ao crescente desafio de incentivar a leitura em cenários onde as distrações digitais muitas vezes competem com o interesse pelos livros.

O projeto está a ser implementado nos jardins-de-infância de Ansião (sala 1 e 3) e na Lagoa Parada, em estreita articulação com a Biblioteca Escolar que disponibiliza recursos. Em simultâneo, são enviados para as famílias livros e divulgadas sugestões de leitura adequadas à idade das crianças.

Ao longo do primeiro semestre, os pais receberam desafios de atividades a desenvolver em casa, partindo sempre da leitura de uma história e foram partilhando as suas experiências.

Na reunião de novembro com os Pais/Famílias, as educadoras e a professora bibliotecária conversaram com os Pais sobre o projeto e sobre a importância da leitura no desenvolvimento das crianças. A Biblioteca Escolar tem realizado uma seleção de títulos para requisição e as educadoras, em articulação com o Projeto Vai e Vem, quinzenalmente, fazem chegar às Famílias os livros. Devagarinho, os resultados das atividades desenvolvidas começam a chegar a chegar.

Muitos parabéns pelo empenho de todos e… continuação de boas leituras!

A professora bibliotecária,

Conceição Ferreira

19 de março de 2025

Chá com Poesia na Escola

    Amanhã, dia 20 de março, na Escola nº 2 do Avelar, comemora-se o dia do "Chá com Poesia". 

    A atividade foi pensada pelas disciplinas de Inglês e História, e tem a preciosa colaboração da     Biblioteca Escolar (BE) e do Centro de Ocupação Juvenil (COJ).

    Durante todo o dia vamos poder admirar, na sala 21, a exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 7º ano,  sobre o contexto histórico do chá (História), a exposição de bules, chávenas e outros utensílios indespensáveis na preparação do chá e jogos para saborear, cheirar e identificar diferentes tipos de chá "Smell and taste around Tea". Á tarde, no alpendre, a comunidade educativa está convidada a saborear o típico "Chá das 5 Inglês"  e claro, não faltarão os típicos Scones!

    Todos os encarregados de educação que possam e queiram participar nesta atividade de degustação do "Chá das 5", estão convidados e serão bem-vindos!

A equipa dinamizadora


18 de março de 2025

 O escritor e ilustrador Pedro Leitão nas BE do 1.º ciclo

    O escritor e ilustrador Pedro Leitão esteve com os alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ansião, nos dias 12 e 13 de março, realizando 2 sessões em cada dia, com o objetivo de promover o gosto pela leitura e incentivar a criatividade nas crianças.

    No dia 12 de manhã esteve com os alunos do 1.ºCiclo de Avelar e à tarde com os alunos do 1.º Ciclo de Chão de Couce, na Biblioteca Escolar daquele Centro Escolar.

    No dia 13 de março no Centro Cultural de Ansião recebeu os alunos da EB1 de Ansião e da Lagarteira e à tarde rumou à Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Santiago da Guarda onde esteve com os alunos do 1.º Ciclo de Santiago da Guarda e do Alvorge.

    Durante estas sessões e usando "As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho", o primeiro livro de banda desenhada que escreveu, ele interagiu diretamente com os alunos, apresentando as suas obras de maneira lúdica, dinâmica e de forma interativa, usando a banda desenhada e a ilustração ao vivo, permitindo que os alunos acompanhassem de perto como as suas histórias ganham vida no papel.




    Com estas atividades, Pedro Leitão contribuiu significativamente para o desenvolvimento cultural e educacional dos alunos do 1.º ciclo, incentivando-os a explorar a sua criatividade e a envolverem-se com o mundo dos livros de uma maneira prazerosa e enriquecedora.

    Fica o agradecimento à representante da Leya, Fátima Mendes, ao Agrupamento de Escolas de Ansião, à Biblioteca Municipal e à Associação de Pais de Ansião que contribuíram para o sucesso desta atividade.


Anabela Monteiro
Professora Bibliotecária do Agrupamento de Escolas de Ansião

13 de março de 2025

Dia Internacional da Matemática

A Associação de Professores de Matemática (APM), juntamente com outras associações e organizações, fez parte do núcleo português que integrou o conjunto de entidades que solicitou à Unesco a instituição do dia 14 de março, em homenagem à constante Pi (π), como o Dia Internacional da Matemática (DIM ou IDM). Esta iniciativa foi aprovada na 40.ª sessão da Conferência Geral da Unesco, em novembro de 2019.

O Dia Internacional da Matemática é uma celebração mundial.

A Área Disciplinar de Matemática do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA), em articulação com a Biblioteca Escolar, preparou um conjunto de atividades para celebrar este dia, cujo tema deste ano é “Matemática, Arte e Criatividade”





20 de fevereiro de 2025

 Projeto "Descobr'Ansião"

    O Projeto “Descobr’Ansião” teve início em janeiro com sessões com os alunos das turmas do 3.º ano de escolaridade. Os alunos através do jogo vão descobrindo o património natural e histórico das freguesias que compõem o concelho de Ansião, assim como, as instituições e associações existentes



e que proporcionam momentos únicos às suas populações. É gratificante ver a alegria e interesse demonstrado pelos alunos!

 Projeto “Vamos Historiar”

    Hoje dia 20 de fevereiro tivemos connosco na Biblioteca Escolar 15 alunos da Sala de Recursos Estruturados 1 e 2, acompanhados por 4 professores, 3 assistentes operacionais e 1 encarregada de educação que acompanhou os seus dois filhos na atividade.

    A história trabalhada foi o “Sapo Apaixonado”.  Os alunos foram envolvidos num ambiente de aprendizagem rico e acolhedor, onde a amizade, o amor e a estabilidade prevaleceram, incentivando a participação ativa de todos, sem exceção.  Através de uma abordagem pedagógica flexível e sensível às necessidades de cada um, após a história os alunos participaram no Workshop “Pintando Sentimentos”, atividade onde reinou a alegria, a entreajuda num ambiente afetuoso e descontraído.  


12 de fevereiro de 2025

   A Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária Pascoal José de Mello está a comemorar a Semana dos Afetos, de 11 a 14 de fevereiro. A Semana dos Afetos na Escola chega como uma oportunidade única para promover o fortalecimento dos vínculos afetivos entre alunos, professores e toda a comunidade escolar. Durante esta semana especial, atividades e ações são desenvolvidas com a intenção de valorizar o respeito mútuo, a empatia e a solidariedade no ambiente educacional. Paralelamente comemorou no dia 11 de fevereiro o Dia da Internet Mais Segura e no dia 13 de fevereiro comemora o Dia Mundial da Rádio.

    O mês de fevereiro é o Mês dos Afetos!
    Apostando numa cultura dos afetos, a equipa da Biblioteca Escolar da EBN2 de Avelar em articulação com o Clube Europeu, não quiseram deixar passar a data que apela a uma cultura de respeito e de carinho pelo outro, à celebração da amizade, da tolerância e da não violência, valores fundamentais e que contribuem para um ambiente de bem-estar da comunidade educativa, sem lançar um desafio a todos os/as docentes, em particular aos que lecionam as aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
    O livro “O principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, é um clássico da literatura. A história de alcance intemporal fala-nos sobre o amor e a solidão, mas também sobre a cura e a amizade.
    A equipa da BE selecionou um conjunto de frases desta obra, imprimiu-as e colocou-as na secretária da sala residente de cada turma e lançou um repto aos docentes: durante a semana de 14 a 20 ou até ao final do mês de fevereiro, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, com a sua orientação, as frases fossem o mote que levassem os alunos a uma reflexão sobre a importância das relações de amizade, afeto, tolerância, respeito, empatia, confiança, responsabilidade e cordialidade que expressamos entre familiares, amigos, pares e adultos em geral.
    Posteriormente, as principais conclusões e/ou ideias/mensagens foram registadas e afixadas num placar disponível para o efeito. 
    Um bem-haja a todos os que participaram!  

    A equipa da biblioteca escolar.


23 de janeiro de 2025

   Ler Camões “No dia em que nasci…..”

     A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) desafiou as escolas a comemorar a data do provável nascimento de Luís de Camões, uma das maiores figuras da literatura portuguesa. As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) abraçaram a iniciativa e celebraram, no passado dia 23 de janeiro, entre as 10:30h e as 12:30h, os 500 anos do nascimento do Poeta maior da língua portuguesa. Foram selecionados alguns poemas/textos da lírica camoniana e desafiados alunos(as) de vários anos de escolaridade, incluindo os Embaixadores da Leitura e finalistas do concurso “Ler é Altamente”, a declamá-los, partilhando-os publicamente em diferentes espaços da escola e nas salas de aula, o que permitiu dar a conhecer a uns ou fazer reviver a outros, alguns dos seus mais emblemáticos textos e poemas. O empenho e a expressividade dos alunos(as) foi grande ao transformarem-se, por instantes, em Luís de Camões.  Esta foi uma oportunidade única de valorizar a dedicação dos nossos leitores e, ao mesmo tempo, celebrar um dos maiores nomes da nossa literatura.

..:.. 

    A equipa da Biblioteca Escolar agradece a todos os alunos que participaram e a todos os que contribuíram para a concretização desta atividade. Um bem-haja a tod@s! Embora não seja consensual, por falta de fontes documentais que o comprovem, Luís de Camões terá nascido a 23 janeiro de 1524. Assinala-se hoje os 500 Anos do Nascimento do poeta e dramaturgo, considerado uma das figuras mais importantes da literatura portuguesa. Camões é o autor d’Os Lusíadas, sendo aclamado como uma das principais vozes da literatura épica mundial.