Dia Mundial da Leitura em Voz Alta
Para assinalar o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta, as alunas da turma F do 6º ano da Escola Básica nº 2 de Avelar, Beatriz Oliveira, Letícia Magalhães, Matilde Roxo e Salomé Antunes leram para nós o poema Calçada de carriche, de António Gedeão, que podem ver, clicando na imagem abaixo.
Este dia comemora-se há 12 anos e é uma iniciativa criada pela LitWorld, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo permitir aos jovens de todo o mundo um maior contacto com a leitura, a escrita e a narrativa.
Nesta data, a nível global, chama-se a atenção para a importância de ler em voz alta, de partilhar histórias e da necessidade de encarar a alfabetização como um direito humano. Alfabetizar para a Litworld significa ler, escrever, falar e criar, acreditando que as histórias são o maior recurso da humanidade e são a chave para criar uma mudança social.
Clicar para ver vídeo |
Ainda assinalando deste dia, e de forma a salientar a importância da leitura em voz alta e aproveitando a proximidade que os meios digitais nos podem conferir, foi lançado o desafio a todos os docentes do Agrupamento que aderissem ao evento Agrupamento de Ansião a Ler, através da entrada numa sala virtual que acolheu durante 15 minutos, cerca de 25 participantes, professores, salas do Jardins de Infância, Escolas do 1º ciclo, turmas do 3.º ciclo e do ensino secundário, bem como elementos da Direção da Escola.
Neste evento alunos e professores partilharam leituras e mostraram que ler pode não ser um ato solitário e que ler em voz alta pode ser uma forma de partilha e de união.
Clicar para ver mais imagens |
Sem comentários:
Enviar um comentário