Na escola, finalmente!
Regressámos...
Voltámos a encontrar-nos, embora com alguma ansiedade, mas confiantes...
Voltámos a ver-nos olhos nos olhos (apesar da máscara os olhos é que falam!)
Voltaremos a fazer atividades e a propor novos desafios, ainda que com novas regras e adaptadas à nova realidade. Estamos aqui para vós! Juntos a caminhada é menos difícil. Que neste ano letivo os sonhos se concretizem!
VIVA A REPÚBLICA PORTUGUESA!
A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, que destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.
A subjugação do país aos interesses coloniais britânicos, os gastos da família real, o poder da igreja, a instabilidade política e social, o sistema de alternância de dois partidos no poder (o Partido Progressista e o Partido Regenerador), a ditadura de João Franco, a aparente incapacidade de acompanhar a evolução dos tempos e se adaptar à modernidade — tudo contribuiu para um inexorável processo de erosão da monarquia portuguesa do qual os defensores da república, particularmente o Partido Republicano, souberam tirar o melhor proveito. Por contraponto, o partido republicano apresentava-se como o único que tinha um programa capaz de devolver ao país o prestígio perdido e colocar Portugal na senda do progresso.
Sem comentários:
Enviar um comentário