Dia de Portugal




Estamos no ano 2020, a assinalar o feriado de 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, assim designado desde 1978, e que amanhã se celebra. 

A primeira referência que aparece relativa ao carácter festivo deste dia, data de 1880 “Dia de Festa Nacional e de Grande Gala” num decreto real de D. Luís para comemorar os 300 anos, da hipotética data da morte de Luís de Camões, em 10 de junho de 1580. 

Durante o Estado Novo (antes da revolução dos cravos), o feriado de 10 de junho era designado “Dia de Camões, de Portugal e da Raça”. A raça, claro está, é a lusitana, isto é, a de todos os portugueses, cuja valentia e feitos Camões cantou na sua epopeia “Os Lusíadas”. 

E quem foi o poeta Luís de Camões? 

Pensa-se que Luís Vaz de Camões nasceu ou em Lisboa ou em Coimbra entre 1524 e 1525. Não tinha muito dinheiro e, por isso, viveu com um tio em Coimbra, onde estudou Humanidades: a nossa Língua, Literatura e História. 
Em 1549 partiu para Ceuta em busca de aventura e juntou-se ao exército na luta contra os Mouros! 
Sabias que foi durante uma grande batalha que perdeu o seu olho direito? É por isso que o vemos retratado com uma pala, como os piratas! 

Pensa-se que morreu a 10 de Junho de 1580 e deixou publicada a sua obra, com grande reconhecimento nos dias de hoje para a nossa História e cultura, “Os Lusíadas”, um livro que canta os feitos dos portugueses, dedicado ao Rei D. Sebastião, que desapareceu na Batalha de Alcácer Quibir.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pedro Alecrim

Cá estamos, de novo!

Dia Internacional da Matemática