Mais uma vez chegámos ao final do mês de outubro, mês que é por excelência, dedicado às Bibliotecas Escolares. Todos os anos a IASL- International Association of School Librarianship (Associação Internacional de Bibliotecas Escolares) propõe às Bibliotecas que desenvolvam, ao longo de todo o mês, um conjunto variado e diversificado de atividades que melhor se adequem ao seu público.
As bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Ansião (AEA) deram início às suas atividades, com Exposições de autor: “Maria Teresa Maia Gonzalez” e “Pedro Chagas Freitas” foram os primeiros a estarem patentes nas Bibliotecas num clima agradável de outono.
FORMAÇÃO de UTILIZADORES
Neste âmbito, nas Bibliotecas do Agrupamento decorreram sessões de formação de utilizadores “Conhecer a Biblioteca” com os alunos que integraram pela primeira vez as escolas respetivas, ou seja os alunos do 1.ºano, 5.ºano, excepcionalmente os alunos do 7.ºD e os que frequentam o 10.º ano. Estas sessões pretenderam dar a conhecer a Biblioteca e o seu modo de funcionamento, os serviços e recursos existentes, bem como o sistema de arrumação dos documentos.
CONHECER A BIBLIOTECA
Também os pais/encarregados de educação dos alunos do 5.º ano foram convidados a participar numa sessão de sensibilização sobre a Biblioteca Escolar, para uma melhor integração dos seus educandos na dinâmica e atividades da Biblioteca
BIBLIOTECAS DO 1º CICLO
Na Biblioteca das Escolas do 1º Ciclo deu-se início às actividades de dinamização dos intervalos e ao processo relativo ao empréstimo domiciliário, assim como ao Projeto de Leitura em Vai e Vem para as crianças da educação Pré-Escolar. Este projeto pretende promover a leitura envolvendo a família.
Comemorou-se, também, em parceria com o Projeto de Educação para a Saúde e Educação Sexual (PESES), o Dia Mundial da Alimentação, com várias iniciativas em todas as escolas. A de maior visibilidade foi a da promoção da “Sopa”, pela importância que o seu consumo diário tem na manutenção de uma alimentação equilibrada e saudável e pela sua riqueza nutricional e baixo valor calórico. Deste modo, na Escola Básica Nº2 de Avelar realizou-se, dinamizada pela disciplina de Ciências Naturais em parceria com a Biblioteca, a atividade SOPAS.COME, que consistiu em vender, a presos simbólicos, saquinhos com os ingredientes para a realização de diferentes sopas, acompanhados das respetivas receitas e informação nutricional. Já na Escola Básica e Secundária de Ansião, realizou-se, dinamizada pela Biblioteca e com a parceria do Centro de Ocupação de Jovens de Ansião (COJ), a Educação Especial e a disciplina de Ciências Naturais, uma venda simbólica de vários tipos de sopas: caldo verde, sopa de peixe, sopa de espinafres, sopa de grão, sopa de feijão e canja. As iniciativas pretenderam sensibilizar e incutir nos jovens o hábito de comer sopa, que nem sempre é apreciada por esta faixa etária.
No dia 24 de outubro comemorou-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares com a atividade “Livros às Cegas”. Esta iniciativa consistiu em desafiar os leitores a escolher um livro embrulhado em papel pardo, sem saber qual o nome do autor, sem ver o design da capa ou saber o título, apenas pela leitura da sinopse ou parte dela ou de algumas pistas escritas no papel. Os mais atentos conseguiram encontrar pistas na pequena descrição e perceber de que livro ou autor se tratava, mas em alguns casos, o encontro leitor-livro foi mesmo às cegas. Foram muitos, entre alunos, professores e funcionários, os que aceitaram o desafio de levar para casa um livro neste dia. Para terminar as atividades dinamizadas neste dia, ao fim da tarde na Biblioteca da Escola sede, teve lugar a atividade Chá com Letras. Esta iniciativa teve como intuito empossar os novos Embaixadores de leitura do ano 2016/2017, que depois da tomada de posse da nova função, nos deliciaram com uma leitura dramatizada e declamação de poemas, perante uma plateia composta pelos seus pais/encarregados de educação, professores, a Dra. Lucília Santos, Coordenadora Interconcelhia da RBE e elementos da Direção do AEA.
Os Embaixadores de Leitura são uma iniciativa da Rede de Bibliotecas de Ansião (RBANS), que surge no seguimento do concurso concelhio de leitura em voz alta “Ler é AltaMente”. Tem como finalidade valorizar e reconhecer os participantes, atribuindo-lhes papéis ativos na promoção da leitura, na área geográfica do concelho de Ansião. Deste modo, os principais objetivos desta iniciativa são: Incentivar hábitos de leitura na escola e na comunidade; Contribuir para a formação de leitores autónomos e competentes e Desenvolver o gosto por iniciativas de caráter cultural.
Foram designados nove alunos por se encontrarem numa das seguintes condições: ter sido finalistas, na prova final do concurso, nas modalidades D e E (2º Ciclo) e ter sido vencedor/a, na prova final do concurso, nas modalidades A, B e C (1º Ciclo) ficando, assim, representantes do livro e da leitura no concelho. Esperamos que passem a mensagem e que deem o seu testemunho sobre o prazer de ler.
No fim, como não poderia deixar de ser, foram servidos deliciosos chás e bolinhos, bem saboreados por alunos, professores e convidados.
PROJETO MILD
No dia 26 de outubro duas turmas do 11.º ano da Escola Dr. Pascoal José de Mello, uma do ensino regular e outra do ensino profissional realizaram um teste piloto, no âmbito da construção do Manual de Instruções para a Literacia Digital (MILD), para o qual o Agrupamento foi convidado a participar pela Rede de Bibliotecas Escolares.
Este projeto, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e no qual a Rede de Bibliotecas Escolares tem colaborado, visa a criação de um portal para desenvolver as competências digitais dos jovens no Ensino Secundário, nos domínios da leitura, dos media e da cidadania.
Foi solicitado aos alunos que navegassem pelo portal, o experimentassem e, no final, registassem a sua opinião através do preenchimento de um questionário.
Estes testes pilotos estão a ser realizados a nível nacional, em várias escolas secundárias, com amostras aleatórias e cujos resultados, depois de analisados poderão contribuir para melhorar a sua conceção antes de ser disponibilizado, de maneira a que possa ser utilizado pelas escolas, quer ao nível curricular, quer ao nível de atividades nas Bibliotecas.
LI, GOSTEI E RECOMENDO/ LEITURAS AO SABOR DA MÚSICA
Ao longo do mês, deu-se continuidade ao projeto de leitura designado de “Leituras ao Sabor da Música”, inserido num outro projeto denominado “Li, Gostei e Recomendo”, com as turmas do 2º e 3º Ciclos, no âmbito da atividade de Biblioteca de Turma da disciplina de Português. Se, por um lado, este tempo promove nos alunos o gosto pelo livro e os hábitos de leitura, por outro, desenvolve competências de leitura e de escrita, como sejam a organização e a coesão textuais, o alargamento vocabular e incentiva ainda a criatividade.
Na junção das duas atividades, pretende-se, ainda, divulgar os novos livros adquiridos pela Biblioteca e incrementar o empréstimo domiciliário.
As atividades deste mês terminaram na noite de sexta-feira, dia 28 de outubro, na qual 20 alunos do 5.º ano de escolaridade, da Escola Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião, tiveram oportunidade de passar uma noite diferente e divertida (ou talvez assustadora) na Biblioteca Escolar.
A iniciativa chamou-se “Noite de Bruxas na Biblioteca Escolar” e teve como objetivo promover a integração destes alunos mais novos, no espaço da Biblioteca e na própria escola e pretende também aproximar mais os alunos do mundo dos livros e da leitura.
Nesta noite quase mágica, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar muitas aventuras e experiências, no meio do fantástico mundo dos livros (e das bruxas). Do programa fizeram parte: um jantar partilhado, um bibliopaper, uma sessão de contos, jogos variados e uma dormida no labirinto das estantes.
As professoras Maria José Cristóvão e Conceição Ferreira
E de novo cá estamos, como em anos anteriores, com novas atividades, novas propostas, novos concursos.
Aqui ficam mais duas sugestões/convites para interagires com a nossa biblioteca. Atreve-te!!
Clica na imagem para veres o Regulamento |
Clica na imagem para veres o Regulamento |
Sem comentários:
Enviar um comentário