Contaram, Cantaram e Encantaram…
Luísa Ducla Soares, uma das mais conceituadas e acarinhadas escritoras portuguesas de literatura infantil e juvenil, esteve no concelho de Ansião, no passado dia dez de novembro.
A escritoras, que já editou 142 livros, desenvolve agora um projeto com o músico Daniel Completo. Nesta parceria, os textos escritos pela escritora ganham nova dimensão e sonoridade, através da música e da voz de Daniel Completo, em tons que vão buscar raízes aos ritmos da música popular portuguesa.
Luísa Ducla Soares e Daniel Completo apresentaram este projeto aos alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ansião e aos alunos do 5.º Ano do Instituto Vasco da Gama, em três sessões que decorreram em Avelar, Ansião e Santiago da Guarda, tendo sido brindados com a declamação do poema “A minha casinha”, em Santiago da Guarda, pelos alunos da turma 2.
As sessões decorreram entre contos, cantos e encantos. Sempre com um jeito simples, encantador e cativante de contadora de histórias, Luísa Ducla Soares foi respondendo, ao longo das sessões, às questões que foram sendo colocadas pelos alunos. A título de exemplo, à pergunta “Qual foi o livro que mais gostou de escrever?”, a escritora respondeu: “- Eu gosto de todos. Assim como um pai gosta dos seus filhos, um escritor gosta de todos os livros que escreve, embora alguns me façam sofrer devido aos temas que abordam e outros me deixem muito feliz, pois permitem-me relembrar momentos felizes”.
Ficámos também a saber que aos dez anos já contava histórias para entreter o seu irmão mais novo. E que inclusive, uma dessas histórias, demorou anos a ser contada, pois foi sendo apresentada em pequenos episódios.
Perante o desafio colocado por uma aluna do 5.º Ano, de completar algumas expressões, respondeu, em primeiro lugar, que o seu lema de vida é … “fazer alguma coisa de útil, de positivo, para nós e para os outros enquanto vivemos”. Depois, afirmou que, para si, os livros são … “Um navio para viajar... Um sonho para sonhar... Uma vida para viver...”.
Daniel Completo, também foi contemplado com algumas perguntas. Entre elas, destaca-se a que questionava qual era o “seu maior desejo”, ao que o músico respondeu, dirigindo-se ao menino que o interrogou, que “as pessoas sejam felizes, sim felizes e a começar por ti!”.
Nesta passagem pelo nosso concelho, os nossos convidados tiveram, para além do prazer de partilhar a alegria e a curiosidade dos nossos alunos, a oportunidade de conhecer a lenda de Ansião, apreciar alguns pratos da gastronomia local e visitar o monumento emblemático do nosso concelho, o complexo monumental de Santiago da Guarda. Desejamos que sejam motivos suficientes para que, tal como lhe foi questionado “A vinda à nossa terra inspira-a para escrever algum livro?” esta passagem por terras ansianenses, seduza Luísa Ducla Soares, a colocar no papel mais uma das suas maravilhosas histórias.
Foi com enorme prazer e muito orgulho que fomos os anfitriões destes dois grandes embaixadores da literatura infantil e juvenil do nosso país. Agradecemos o apoio das Associações de Pais de Avelar e Chão de Couce e de Ansião e da Câmara Municipal de Ansião, parceiros imprescindíveis à realização desta atividade.
Vídeo |
Sem comentários:
Enviar um comentário