O Que Aconteceu nas Bibliotecas Escolares do 1.ºCiclo de janeiro a março de 2025
Durante o período de janeiro a março de 2025 as Bibliotecas Escolares do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ansião destacaram-se como um verdadeiro centro de conhecimento, cultura e criatividade para alunos e professores. Com uma programação diversificada e cheia de iniciativas inovadoras, as bibliotecas ofereceram aos alunos oportunidades únicas de explorar o universo literário, desenvolver habilidades de leitura e escrita, além de vivenciar atividades lúdicas e educativas.
Principais momentos e destaques dessas atividades que marcaram o período.
- Comemoração do Dia Escolar da Não Violência e da Paz – Foi contada a história Ynari a menina das cinco tranças, de Danuca Wojciechwska Ondjaki, em Power Point, às turmas do Pré-escolar de Avelar, Chão de Couce, Lagarteira e Santiago da Guarda e a todas as turmas do 1.º Ciclo do Agrupamento, seguidas de atelier "Pombas de Esperança: Criando Mensagens de Paz".
Uma história que destaca o valor da Amizade e cuja personagem principal da história transmite às crianças que com magia e ternura podem acabar com todas as guerras

- Semana dos Afetos – Através da música “Era uma vez um coração”, de Maria de Vasconcelos, os alunos do 3.º ano foram convidados a preparar e apresentar aos colegas este miminho. Os alunos empenharam-se e a atividade decorreu com grande entusiasmo.
Pelas diferentes BE foram realizados trabalhos diversos cujas fotos são testemunhos.
- Carnaval – Exploração das tradições carnavalescas em Portugal, seguidas de ateliers alusivos ao tema, nas diferentes BE.
- Dia Internacional da Mulher – Visionamento de um vídeo sobre a comemoração deste dia, nas BE de Avelar, Alvorge e Lagarteira. Nas restantes foi explorado o significado do dia e elaborados alguns trabalhos.
- Dia do Pai - Os alunos do 2.º ano de todas as escolas do 1.º ciclo declamaram aos colegas, turma a turma o poema “O meu pai”, de Maria do Rosário Macedo e cantaram a canção “É o meu pai”, do Professor Edalécio. Foram também realizados diversos trabalhos alusivos ao tema.
- Dia Mundial da Árvore e da Poesia – Poesia “O deserto” de Carlos Pinhão declamada pela Ana Margarida Lima em interação com os alunos e professores das turmas.

- Comemoração do Dia Mundial do Teatro – A Ana Margarida Lima, elemento da Equipa da Biblioteca ensaiou alunos que apresentaram aos colegas das diferentes turmas do pré-escolar (Avelar, Chão de Couce, Lagarteira e Santiago da Guarda), 1.ºCiclo e em Santiago da Guarda a um grupo de idosos do Centro de Dia, as histórias: Maruxa (Centro Escolar de Santiago da Guarda), O menino que tinha zero a Matemática (Centro Escolar de Avelar, EB1 de Ansião e Centro Escolar de Chão de Couce), O Sapo Apaixonado (EB1 de Alvorge e Centro Escolar de Lagarteira).
A professora Bibliotecária Anabela Monteiro