A Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária Pascoal José de Mello está a comemorar a Semana dos Afetos, de 11 a 14 de fevereiro. A Semana dos Afetos na Escola chega como uma oportunidade única para promover o fortalecimento dos vínculos afetivos entre alunos, professores e toda a comunidade escolar. Durante esta semana especial, atividades e ações são desenvolvidas com a intenção de valorizar o respeito mútuo, a empatia e a solidariedade no ambiente educacional. Paralelamente comemorou no dia 11 de fevereiro o Dia da Internet Mais Segura e no dia 13 de fevereiro comemora o Dia Mundial da Rádio.
O mês de fevereiro é o Mês dos Afetos!
Apostando numa cultura dos afetos, a equipa da Biblioteca Escolar da EBN2 de Avelar em articulação com o Clube Europeu, não quiseram deixar passar a data que apela a uma cultura de respeito e de carinho pelo outro, à celebração da amizade, da tolerância e da não violência, valores fundamentais e que contribuem para um ambiente de bem-estar da comunidade educativa, sem lançar um desafio a todos os/as docentes, em particular aos que lecionam as aulas de Cidadania e Desenvolvimento.
O livro “O principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, é um clássico da literatura. A história de alcance intemporal fala-nos sobre o amor e a solidão, mas também sobre a cura e a amizade.
A equipa da BE selecionou um conjunto de frases desta obra, imprimiu-as e colocou-as na secretária da sala residente de cada turma e lançou um repto aos docentes: durante a semana de 14 a 20 ou até ao final do mês de fevereiro, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, com a sua orientação, as frases fossem o mote que levassem os alunos a uma reflexão sobre a importância das relações de amizade, afeto, tolerância, respeito, empatia, confiança, responsabilidade e cordialidade que expressamos entre familiares, amigos, pares e adultos em geral.
Posteriormente, as principais conclusões e/ou ideias/mensagens foram registadas e afixadas num placar disponível para o efeito.
Um bem-haja a todos os que participaram!
A equipa da biblioteca escolar.
Sem comentários:
Enviar um comentário