21 de março de 2023

Semana da leitura





De 21 a 31 de março, a Rede de Bibliotecas de Ansião (RBANS) promoveu mais uma edição da Semana da Leitura sob o mote:
“Aderir Incentivar Partilhar Experimentar Leituras em 10 dias”
Esta iniciativa foi promovida em articulação com a a Rede de Bibliotecas de Ansião (RBANS) e com o Departamento de Línguas, particularmente com os docentes de português.
As atividades tiveram início com a comemoração do Dia da Poesia. Em todas as salas de aula foi colocado um poema, como sugestão de leitura neste dia; os Embaixadores da Leitura também declamaram poemas que foram gravados em vídeo e publicados nas Redes Sociais da Biblioteca.
Foram dinamizadas ainda na EB nº 2 de Avelar a atividade Primavera com poesia - Poema com pernas; e na Escola Básica e Secundária de Ansião, os alunos do 6.º B apresentaram a atividade
Primavera Sustentável com a dramatização da história “Aldeia da Paz em Paz”, realizada no âmbito do
projeto Histórias da Ajudaris 2023.
Nas Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância apresentou-se uma animação da leitura em formato de
dramatização da história “Leónia devora os Livros”; integradas na Semana da Leitura, mas assinalando o Dia do Teatro (27 de março), também se realizaram diversas dramatizações das histórias: “Grufalão” (BE do 1º Ciclo de Ansião), “João e o Pé de feijão” (BE do 1º Ciclo de Chão de Couce) e “A Horta do Tio Lobo” (BE do 1º Ciclo de Santiago da Guarda);

No dia 28 e 29 de março foi a vez dos mais novos receberem a visita de 2 escritoras, Manuela Mota Ribeiro e Celina Lopes realizaram sessões de apresentação das suas histórias, respetivamente para os alunos do 1.º Ciclo e para as crianças da educação pré-escolar.

Foram momentos mágicos e fantásticos de leitura, de partilha, de participação e cidadania.

Na Escola Básica e Secundária de Ansião, assinalou-se o Dia do Teatro com a leitura de um excerto da obra "A cantora careca" de Eugène Ionesco, que ao longo da semana foi sendo partilhado com as turmas do 7.º e 8.º anos.

No dia 30 de março foi a vez dos alunos do 5.º ano, com as respetivas Diretoras de turma participarem e dinamizarem a atividade “Fim de tarde com Leituras”.

Foram apresentados pelas turmas do 5.º A, B e C a leitura em jogral dos textos (adaptados) das obras “A viúva e o papagaio” de Virgínia Wolf e de “A fada Oriana” de Sophia de Mello Breyner Andresen, bem como de um poema “Ter um amigo é maravilhoso” e de um conto tradicional “Os dois amigos” perante a grande satisfação dos convidados presentes, aos quais foram oferecidos marcadores de livros, para assinalar e agradecer a sua presença.

Depois de partilhadas as leituras, e para terminar partilhou-se um pequeno lanche, risos e boa disposição.
Na Escola Básica nº 2 de Avelar dinamizaram-se as seguintes atividades:

- “Leituras sem Idade”, uma iniciativa dos alunos do 7.º E, e respetiva professora de português que dinamizaram uma sessão de leitura para os idosos da Fundação Nossa Senhora da Guia;

- “Workshop de Escrita Criativa II - Cativa-me com um poema”, onde alunos do 6.º ano e Encarregados de Educação partilharam e criaram poemas;

- “Vamos partilhar leituras” – atividade realizada ao longo da semana, tendo sido envolvidos os alunos do 5.º D e E e do 3.º ciclo.

Ainda no âmbito desta semana, os alunos das turmas de 7.º Ano da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, elaboraram trabalhos a três dimensões(trioramas) sobre os Biomas Mundiais. Esta atividade foi uma articulação com a disciplina de Geografia, entre os alunos de 7.º e 9.º anos, uma vez que estes últimos procederam a uma apreciação dos trabalhos dos seus colegas com base em critérios por eles definidos. Simultaneamente fizeram uma leitura alternativa relativamente ao estudo dos Biomas.

Assim, de uma forma criativa e motivadora foi feita uma recuperação intencional de aprendizagens, estratégia integrada no Plano 21|23 Escola +.
Estes trioramas estiveram em exposição na Escola, convidando a uma leitura diferente.
Na Escola Básica Nº2 de Avelar, estiveram em exposição os trabalhos a três dimensões elaborados pelos alunos do 7.º e 9.º ano, no âmbito da atividade “Jovens Ativistas pela Sustentabilidade Ambiental” e declamaram-se poemas relacionados com a temática do ambiente.
Esta atividade foi uma articulação entre as disciplinas de Geografia, Português, Educação para a Cidadania e o Projeto Clube Europeu.
Os alunos e os professores aderiram com grande entusiasmo e motivação às atividades sugeridas.
Ao longo da semana, foram ainda dinamizadas na Biblioteca Municipal as atividades “Dia Mundial da Poesia”, “Hora do Conto”, “Conta-me às cinco”, “Histórias de sentir - birra/calma” e Oficina de Educação Emocional.
No dia 31 de março encerrou-se a Semana da Leitura com o escritor Steven Casteleiro, que apresentou o livro “Não te esqueças das orelhas”, seguido de um workshop de ilustração, dinamizado pela ilustradora do livro, Paula Dias, “Estendal de Orelhas”, cujo público alvo foram os alunos do 6º ano de todas as turmas do AEA.

 

Professoras Maria José Cristóvão e

Conceição Ferreira

 

 



Sem comentários: