27 de janeiro de 2023

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto


ANSIÃO- Escola sede

No dia 27 de janeiro comemorou-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto na Escola Básica e Sec. Dr. Pascoal José de Mello, Agrupamento de Escolas de Ansião.Esta data assinala a libertação, pelas tropas soviéticas, dos prisioneiros do Campo de Concentração Nazi de Auschwitz, em 1945.

Este foi um dia de homenagem aos milhões de vítimas do genocídio (que é a destruição ou extermínio de uma comunidade de indivíduos, em pouco tempo), causado pela Alemanha nazi aos judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, entre muitos outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial.

Como forma de prestar homenagem a estas vidas que se perderam e para que nunca mais se esqueça esta tragédia, o Rádio Escolar, a Biblioteca Escolar e os alunos da Escola Embaixadora do Parlamento Europeu assinalaram este dia, tendo os alunos Embaixadores partilhado o poema retirado do livro “Se isto é um Homem”, da autoria de Primo Levi, um escritor e químico italiano que viveu no início do século XX, e apresentaram as obras "O Rapaz do Pijama às Riscas" e o "Diário de Anne Frank".


Clicar para ver mais imagens


AVELAR- Escola básica nº 2


A Biblioteca Escolar da Escola Básica Nº2 de Avelar, juntou-se a esta causa e organizou uma exposição em memória das vítimas do Holocausto. Paralelamente, ao longo da semana, foram dinamizadas sessões de promoção de leitura para as turmas do 3º Ciclo e, depois de uma pequena contextualização histórica, deu-se a conhecer um conjunto de obras que refletem a temática da 2ª Guerra Mundial e do Holocausto Nazi e apresentaram-se as sinopses dessas obras.

Na sexta-feira, dia 27 de janeiro, ao segundo bloco da manhã, um aluno caracterizado de Samuel, a personagem do livro “O rapaz do pijama às riscas” e outra aluna de Anne Frank, deram a conhecer aos colegas as suas histórias de vida e sensibilizaram-nos para a importância de no nosso dia-a-dia promovermos uma Cultura de Paz e Não Violência e do respeito pelos Direitos Humanos, através de pequenos gestos como: ser tolerante, não utilizar uma linguagem agressiva e respeitar os outros. No final, convidaram os colegas e ler os livros “O rapaz do pijama às riscas” de John Boyne e “O Diário de Anne Frank”, escrito pela própria.

Clicar para ver vídeo



Sem comentários: