31 de janeiro de 2023

Jovens ativistas pelos Direitos Humanos - Avelar

 

"Não existe um caminho para a Paz, a Paz é o caminho" - foi sob este lema de Mahatma Gandhi que, no dia 31 de janeiro, na Escola Básica Nº2 de Avelar se assinalou o Dia Escolar da Não Violência e da Paz.

A atividade "Jovens Ativistas pelos Direitos Humanos, pela Não Violência e pela Paz", promovida pelo Clube Europeu, em articulação com a Biblioteca Escolar, as disciplinas de Teatro, Português, Educação Física, Educação Musical, Geografia, o PES e a colaboração especial da Atriz Ana Pereira, teve como principal objetivo alertar para a necessidade de uma educação permanente pela Paz e pela Não Violência, procurando-se igualmente sensibilizar para a tolerância, a solidariedade, a dignidade, a liberdade, a justiça e o respeito pelos Direitos Humanos na Escola.

Conscientes de que no mundo se assiste ao aumento de conflitos, ditaduras, opressão e desigualdades, os alunos do Clube Europeu fizeram uma recolha, em vídeo, de depoimentos de elementos da Comunidade Escolar sobre os Direitos Humanos.

Os alunos das turmas de Teatro (7ºE e F) caracterizados de Defensores dos Direitos Humanos - Malala, Mandela, Martin Luther King, madre Teresa de Calcutá, Mahatma Gandhi, Eleanor Roosevelt, Desmond Tutu, Aristides de Sousa Mendes, Hortense Lougué, Marielle Franco e António Guterres - deram a conhecer os feitos destes Defensores e sensibilizados perante a violenta repressão exercida sobre as mulheres, particularmente, em alguns países muçulmanos, apresentaram a emocionante performance "Meu véu, minha pele" e declamaram o poema "Mulheres de burca".

Os nossos Jovens Ativistas das turmas de 8º ano (D e F) quiseram expressar a sua solidariedade e empenho na luta por uma Escola Sem Violência e pelo respeito pela liberdade das mulheres com a construção da Árvore da Paz e dos Direitos Humanos e com a coreografia "Pela Liberdade".

A finalizar a nossa atividade, os alunos do 2º ciclo encantaram a plateia com a música "Imagina", simbolizando o desejo de todos por um mundo de Paz e harmonia!

Ana Isabel Jegundo


Clicar para ver fotografias


Clicar para ver vídeos



Sem comentários: