23 de abril de 2022

Clube de Leitura



As bibliotecas escolares do nosso Agrupamento aceitaram o desafio lançado pelo PNL e candidataram-se à iniciativa “Clubes de Leitura nas Escolas” (CLE). Muito embora de forma pontual, pois deparámo-nos com muitas dificuldades em encontrar um horário compatível com as disponibilidades dos alunos, teve o seu início em grupo turma, pela professora bibliotecária e equipa das bibliotecas, em articulação com os docentes das turmas, com os alunos do 2º ciclo.

Esta iniciativa tem como o objetivo dinamizar um espaço dedicado à partilha da leitura de um mesmo livro, realizar leituras de diferentes formas, onde professores e alunos se questionem, reflitam sobre os textos, coloquem dúvidas e levantem questões e discutam os seus gostos acerca dos livros lidos.

As primeiras sessões já tiveram início, trabalhou-se a obra A História dos Brincos de Penas, de Mª Teresa Gonzalez, com ilustrações de Inês do Carmo. Pretendeu-se criar autoconfiança na pratica de leitura em voz alta, bem como desinibição em expor as suas ideias, pensamentos, opiniões acerca dos livros e mesmo na sua leitura. Os alunos envolvidos demonstraram muita motivação e entusiasmo.







Sem comentários: