9 de fevereiro de 2022

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

 

A paz não pode ser mantida à força. Só é atingida pelo entendimento

Albert Einstein.

No passado dia 30 de janeiro, assinalou-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. A data foi instituída em 1964 em Espanha pelo Poeta, Pedagogo e Pacifista Espanhol Llorenç Vidal, mas foi acolhida a nível internacional, e escolhido o dia 30 de janeiro por assinalar o falecimento do grande pacifista indiano Mahatma Gandhi.

O objetivo do Dia Escolar da Não Violência e da Paz passa por alertar os alunos, os professores, os pais e a comunidade escolar em geral, para a necessidade de uma educação para a paz, que promova valores como o respeito, a igualdade, a tolerância, a solidariedade, a cooperação e a não violência. Fomentar a comunicação entre todos, impedir situações de bullying e incrementar a amizade são preocupações deste dia.

Tendo em vista a persecução destes objetivos, as Bibliotecas Escolares do Agrupamento não quiseram deixar esta data por assinalar e, de uma forma singela, tentou-se despertar consciências, lembrar que é possível um mundo melhor e que a escola é o espaço onde as diferenças podem conviver em harmonia, onde é possível construir uma convivência que supere a violência e construir uma cultura de paz.



Sem comentários: