27 de janeiro de 2022

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

PARA QUE A MEMÓRIA NÃO SE APAGUE

Hoje, dia 27 de janeiro assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, de acordo com o implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005. Pretendeu-se com este dia fazer com que não esqueçamos o genocídio em massa de seis milhões de judeus pelos Nazis e respetivos colaboracionistas, como aconteceu durante o período nazista. Este é considerado um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória e pretende-se educar para a tolerância e a paz, alertando para o combate ao antissemitismo.
O tema que marca as iniciativas deste ano é «Memória, Dignidade e Justiça». Segundo a ONU, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e a educação sobre o mesmo, é um imperativo global para a terceira década do século. O ato de relembrar traz dignidade e justiça para aqueles que os perpetradores quiseram apagar da história.
 
Assim, na Escola Básica nº 2 de Avelar , em articulação entre a Biblioteca Escolas e a disciplina de História,  em todas as turmas do 3º ciclo, feita a sensibilização  para esta temática, com a visualização de uma apresentação e a leitura de um poema. Paralelamente, na TV, todos os alunos puderam ver um documentário sobre Auschwitz e os horrores que passaram os presos. Esteve ainda patente à comunidade escolar uma exposição alusiva ao tema, e que poder ser vista na sua totalidade, clicando na imagem abaixo.


Clicar na imagem


Na  sede do Agrupamento, Escola Básica do 2º e 3º ciclos e Secundária de Ansião, Pascoal José de Mello, para recordar os milhões de mulheres, homens e crianças judeus, bem como todas as outras vítimas, assassinadas pelo regime nazi, os alunos do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, do Clube Europeu, da Rádio Bora Lá e a Biblioteca escolar do Agrupamento organizaram um evento que incluiu programa de rádio, momento musical do tema do filme A Lista de Schindler e apresentação de imagens do filme, declamação de poesia e momento de reflexão junto de exposição evocativa de um campo de concentração, atividades que podem ser vistas clicando na imagem abaixo. 

Vamos lembrar para não esquecer e não repetir!


Clicar na imagem


Professora Isabel Serra - Subdiretora do AEA
Professora Conceição Ferreira- Coordenadora da BE de Avelar

Sem comentários: