16 de novembro de 2021

Dia Internacional da Tolerância







Os alunos do Clube Europeu de Avelar, em colaboração com a Biblioteca Escolar e com as turmas 7ºD e 7ºE, nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e À Descoberta, deram continuidade à atividade "No Caminho dos Direitos Humanos", com a celebraram o Dia Internacional da Tolerância.

Este dia comemora-se anualmente a 16 de novembro e é uma iniciativa da UNESCO, expressa na Declaração de Princípios sobre Tolerância e Plano de Ação para o Ano (1995). Foi proclamado o Dia Internacional para a Tolerância através de Resolução adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas em 1996.

A celebração deste dia visa promover o bem estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações.

A palavra tolerância é de origem latina, é uma variação de “tolerare”, e tem por significado a aceitação, a indulgência perante algo e, também, flexibilidade, transigência e permissão. É uma palavra que representa um valor supremo, base das principais religiões e um dos pilares essenciais da Democracia e do Estado de Direito.

Para o líder e pacifista indiano Mahatma Gandhi “a lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua”. Para o mestre indiano jamais pensaremos da mesma maneira, razão pela qual nunca veremos senão uma parte da verdade, e nesse momento é necessária a tolerância. Ainda segundo ele, "tolerância é uma necessidade em todos os tempos e para todas as raças. Mas tolerância não significa aceitar o que se tolera". A tolerância não é uma condescendência, mas sim a compreensão e o reconhecimento do direito que têm aqueles que pensam e se expressarem de forma diferente ou contrária às crenças dos demais, mas reconhecer o direito do nosso semelhante ser diferente não nos obriga ser igual a ele.

Com base nos diversos documentos explorados, os alunos construíram os murais e o pilar sobre a Tolerância, que se encontram expostos no corredor de entrada da nossa escola.

Conscientes da pertinência e até necessidade de trabalhar este conceito com os nossos alunos em todas as turmas, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, a Biblioteca Escolar e o Clube Europeu organizaram um conjunto de materiais considerados pertinentes, a que se associou a psicologa Catarina Santos, dos SPO, com a atividade "O que é o Respeito? Jogo de correspondências".



Clicar para ver trabalhos dos alunos


  

 

Sem comentários: