5 de maio de 2021

Dia Mundial da Língua Portuguesa


Clicar na imagem




Para alegria e orgulho de tod@s os que, pelas diversas partes do Mundo falam a Língua Portuguesa, desde 2020 é celebrado no dia 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Comemora-se entre os países lusófonos, por sugestão e depois consagração da UNESCO, e assinala a importância cultural e histórica da língua portuguesa (3.ª língua oficial da UE mais falada no mundo).

A Língua Portuguesa é uma língua de encontros, na terra e no oceano, como refere Ernesto Ottone Ramírez, Subdirector Geral para a Cultura da UNESCO, mas é também um património cultural partilhado, é diversidade e aproximação – ao ser uma língua de várias culturas e uma cultura de várias línguas.

Neste dia, na Biblioteca Escolar, aconteceu um momento mágico de homenagem à Língua Portuguesa - o professor de Educação Musical, Pedro Falacho e os alunos do 5º F, encantaram os presentes com poesia e música. Depois de escutarmos as alunas Beatriz Oliveira, Matilde Roxo e Salomé Antunes que declamaram poemas de Álvaro Magalhães, José Jorge Letria e Fernando Pessoa, ouvimos a canção intitulada "Ler", com poema da Lourdes Custódio e música de Pedro Falacho e a canção intitula "#2020-2021 À Espera que Termine", que é o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos do 5°F, nas aulas de Educação Artística, sendo, portanto, uma composição original. Parabéns!


Fonte: RTP/Notícias





Sem comentários: