16 de abril de 2020

Morreu Luís Sepúlveda

Clica na imagem para conheceres mais sobre Luís Sepúlveda

As nossas portas continuam fechadas, e hoje, também os nossos corações se fecham um pouco mais, com a notícia da morte de Luís Sepúlveda, "o escritor do exílio e das fábulas mágicas"


"Nascido em 1949, numa pequena vila chamada Ovalle, no Chile, Sepúlveda envolveu-se na política muito novo, ainda na faculdade. Antes, veio o teatro, ou a produção teatral, na Universidade Nacional do Chile. Um género que iria marcar muito da sua vida antes de se tornar um autor mundialmente famoso. 
Luis Sepúlveda foi internado em Gijón, nas Astúrias, no final de fevereiro, depois de ter sido diagnosticado com Covid-19, dias após ter estado em Portugal, para participar no festival literário Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim.
Sepúlveda foi,  em primeiro lugar, fruto de uma época que só poderia convertê-lo num contador de histórias. A ditadura de Augusto Pinochet, a guerra do Vietname, a descolonização em África, a revolução cubana, o maio de 68 antes do maio de 68 francês. E a Guerra Fria, que foi useira e vezeira da América Latina. De criança à vida adulta, o escritor chileno esteve sempre um pouco por dentro das convulsões sociais da segunda metade do século XX.
Luís Sepúlveda, um dos nomes maiores da literatura latino-americana, morreu, aos 70 anos, vítima de infeção pelo novo coronavírus. Deixa uma vasta obra literária, um autêntico “exercício de memória”, onde a fábula, melhor género para conhecer o ser humano “à distância”, como dizia, se convertia num pretexto para se debruçar sobre as personagens que foi conhecendo ao longo da vida." (texto com adaptações)
.


Sem comentários: