3 de abril de 2020

A criança e a vida


As portas da nossa Biblioteca estão fechadas. Mas esta janela para o mundo, que nos põe dentro da "aldeia global", proporciona-nos possibilidades quase infinitas de acedermos a imensas coisas. Livros, por exemplo!
E se é verdade que fisicamente não lhes podemos tocar, não é menos verdade que podemos continuar a ler, mesmo sem tirar o livro da prateleira.
Alguns de vocês já ouviram falar de Maria Rosa Colaço (abaixo, uma pequena biografia da autora).
Quem nunca leu esta obra maravilhosa, "A criança e a vida" (Texto com supressões) não deixe de aproveitar a oportunidade!

(Clicar para ler)
Filha de Manuel Jacinto Colaço Júnior e de Margarida Parreira, Maria Rosa Colaço fez o curso de Enfermagem em Lisboa, na Escola de Enfermagem do Instituto Português de Oncologia e frequentou a Escola do Magistério Primário, em Évora. Mas foi como jornalista e autora de contos e poemas, alguns dos quais musicados, que o seu nome se tornou conhecido.

Iniciou a sua actividade como enfermeira , e seguidamente como professora do ensino primário, em Moçambique e em Almada, onde residiu durante um longo período.

Defensora da importância da leitura no desenvolvimento e na educação das crianças, celebrizou-se com a publicação do livro "A Criança e a Vida".

Colaborou regularmente com vários jornais e foi assessora da RTP (Rádio e Televisão Portuguesa).

Defensora da liberdade e senhora com carácter forte, sempre atenta às modificações da sociedade e defensora de uma participação cívica activa.

Deixou-nos uma obra repartida entre a literatura infantil, a ficção, o teatro e os programas televisivos para crianças.

Colaborou também com diversos artistas plásticos nacionais e estrangeiros legendando as suas obras.

Faleceu a 13 de outubro de 2004 e está sepultada no cemitério do Torrão.

Foi-lhe atribuída a comenda da Ordem da Liberdade com Palma por agraciamento póstumo proposto pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.

Sem comentários: