A criança e a vida


As portas da nossa Biblioteca estão fechadas. Mas esta janela para o mundo, que nos põe dentro da "aldeia global", proporciona-nos possibilidades quase infinitas de acedermos a imensas coisas. Livros, por exemplo!
E se é verdade que fisicamente não lhes podemos tocar, não é menos verdade que podemos continuar a ler, mesmo sem tirar o livro da prateleira.
Alguns de vocês já ouviram falar de Maria Rosa Colaço (abaixo, uma pequena biografia da autora).
Quem nunca leu esta obra maravilhosa, "A criança e a vida" (Texto com supressões) não deixe de aproveitar a oportunidade!

(Clicar para ler)
Filha de Manuel Jacinto Colaço Júnior e de Margarida Parreira, Maria Rosa Colaço fez o curso de Enfermagem em Lisboa, na Escola de Enfermagem do Instituto Português de Oncologia e frequentou a Escola do Magistério Primário, em Évora. Mas foi como jornalista e autora de contos e poemas, alguns dos quais musicados, que o seu nome se tornou conhecido.

Iniciou a sua actividade como enfermeira , e seguidamente como professora do ensino primário, em Moçambique e em Almada, onde residiu durante um longo período.

Defensora da importância da leitura no desenvolvimento e na educação das crianças, celebrizou-se com a publicação do livro "A Criança e a Vida".

Colaborou regularmente com vários jornais e foi assessora da RTP (Rádio e Televisão Portuguesa).

Defensora da liberdade e senhora com carácter forte, sempre atenta às modificações da sociedade e defensora de uma participação cívica activa.

Deixou-nos uma obra repartida entre a literatura infantil, a ficção, o teatro e os programas televisivos para crianças.

Colaborou também com diversos artistas plásticos nacionais e estrangeiros legendando as suas obras.

Faleceu a 13 de outubro de 2004 e está sepultada no cemitério do Torrão.

Foi-lhe atribuída a comenda da Ordem da Liberdade com Palma por agraciamento póstumo proposto pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pedro Alecrim

Cá estamos, de novo!

Dia Internacional da Matemática