18 de outubro de 2019

Dia Mundial da Alimentação


As bibliotecas do 1º Ciclo entraram em mais um ano de atividade durante a última quinzena de Outubro. E, mais uma vez, se associaram no sentido de alertar a comunidade escolar para a importância de uma alimentação saudável. Deste modo, a data foi assinalada com pinturas, colagens e desenhos dos mais variados alimentos (frutas, verduras, legumes, leguminosas, …), que depois foram expostos à comunidade escolar. Foram, também, ouvidas histórias sobre o tema, sendo que a professora Conceição contou, para as crianças mais pequeninas, a fantástica e sempre apreciada história da Lagartinha muito Comilona, de Eric Carle e, para os seus colegas um pouco mais velhos, a história A Alimentação: porque não podemos comer só batatas fritas?, editado pela Porto Editora.


Clica para ver mais imagens



Também com os alunos do 2º e 3º Ciclo se comemorou o Dia Mundial da Alimentação, com o intuito de fomentar hábitos alimentares saudáveis, boas práticas de saúde e de sensibilizar para a importância de uma alimentação saudável na qualidade de vida do indivíduo e na sua longevidade.
A dieta mediterrânica relaciona a alimentação com a convivência, a prática regular de exercício físico e descanso adequado.
Os alunos do sexto ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais construíram Pirâmides da Dieta Mediterrânica, reutilizando materiais e utilizaram materiais recicláveis, respeitando o ambiente.
A ingestão diária de alimentos não saudáveis (salgados, doces, gorduras) leva a que silenciosamente doenças cardiovasculares, diabetes, anemia, hipertensão arterial, cancro, ganhem terreno e se manifestem.
             É importante que as escolhas alimentares permitam uma dieta semanal equilibrada, tendo em conta as necessidades nutritivas de cada um.
Os trabalhos dos alunos foram expostos com a colaboração das Bibliotecas Escolares, na biblioteca (em Ansião) e no refeitório (em Avelar). Colaborou também o Clube de fotografia.





Prof. Conceição Ferreira e Madalena Ferreira


Sem comentários: