6 de outubro de 2017

A Implantação da República

NOTÍCIA
“Lisboa amanheceu hoje ao som do troar da artilharia. Proclamada por importantes forças do exército, por toda a armada e auxiliada pelo concurso popular, a República tem hoje o seu primeiro dia de História. A marcha dos acontecimentos, até à hora em que escrevemos, permite alimentar toda a esperança de um definido triunfo [...] não se faz ideia do entusiasmo que corre na cidade. O povo está verdadeiramente louco de satisfação. Pode dizer-se que toda a população de Lisboa está na rua vitoriando a república."

 (Jornal O MUNDO de 5 de Outubro de 1910)


O que aconteceu a 5 de outubro de 1910?



A República Portuguesa foi proclamada em Lisboa a 5 de outubro de 1910. 
Nesse dia foi organizado um governo provisório, que tomou ocontrolo da administração do país, chefiado por Teófilo Braga, um dos teorizadores do movimento republicano nacional. Iniciava-se um processo que culminou na implantação de um regime republicano, que definitivamente afastou a monarquia.

Este governo, pelos decretos de 14 de março, 5, 20 e 28 de abril de 1911, impôs as novas regras da eleição dos deputados da Assembleia Constituinte, reunida pela primeira vez a 19 de junho desse ano,
numa sessão onde foi sancionada a revolução republicana. 
Foi abolido o direito da monarquia e foi decretada uma república democrática, que veio a ser dotada de uma nova Constituição, ainda em 1911.

Na nossa Biblioteca....

A Biblioteca da Escola E.B. Nº2 de Avelar e o Clube Europeu desta escola comemoraram a Implantação da República Portuguesa, com uma exposição de caricaturas satíricas e de BD (manifestações artísticas do património cultural português) sobre a queda da monarquia e a implantação da República; a construção de um mapa com as últimas monarquias da Europa; a divulgação de jornais da época e de folhetos informativos e a dinamização da rádio da escola, divulgando os principais acontecimentos que culminaram com a proclamação da República Portuguesa, no dia 5 de outubro de 1910.


Esta atividade teve, ainda, a colaboração especial dos Professores de História e História e Geografia de Portugal (na recolha, seleção/elaboração e exploração de jornais da época e de folhetos informativos nas turmas do 6º e 9º ano); de Geografia, na realização do mapa, da Professora Graça Manaia (figura da República), e do Centro de Ocupação Juvenil (programa da rádio da escola).
















Sem comentários: