1 de abril de 2017

Semana da leitura

Os livros são os amigos mais silenciosos e constantes; são os conselheiros mais acessíveis e sapientes, e os professores mais pacientes.”
Charles Elliot



E como gostamos de festas, concluímos o 2.º período num ambiente festivo à volta dos livros, da leitura e do prazer de ler, participando na 11.ª Edição da Semana da Leitura.
As atividades decorreram dentro e fora da sala de aula, com a participação de alunos, professores, escritores e contadores de histórias.

Encontro com Escritores


Como forma de motivar os alunos para a leitura e o desenvolvimento de várias literacias, os escritores que nos visitaram tiveram públicos muito distintos. Todos deram a conhecer a sua obra, o seu percurso literário e procuraram criar momentos de diálogo e envolvência com o público. 






No dia 27 de março, a Francisca Gama foi a escritora escolhida para partilhar o seu prazer de ler e de escrever com os alunos do 9.º ano. Francisca, de 19 anos publicou o ano passado o seu segundo livro. 



O primeiro livro Em troca de nada foi escrito quando tinha apenas 14 anos e aborda a temática do bullying.







 As crianças do Pré- escolar tiveram, ainda nesse dia, o prazer de escutar a história “Insetos em missão ambiental” pela voz da sua autora Marília Ascenso, mas também puderam apreciar as suas ilustrações e escutar as suas músicas, criando-se momentos muito divertidos.


Outros autores lhes seguiram, enriquecendo esta Semana dedicada, por excelência, à Leitura. 



Jaime de Oliveira Martins veio apresentar o seu segundo livro Mar Liberal, um romance histórico que mistura as personagens que fizeram parte da nossa história, com personagens vindos da excelente imaginação do autor, criando um enredo empolgante, ao qual o leitor ficará preso até ao final do livro.





Também a escritora Paula Ruivo marca presença no nosso Agrupamento nesta semana, com o seu livro Não Quero ser o que sinto. Neste encontramos temas como o bullying, sentimentos de culpa, perdas, mudança, futuro, amizade, entre outros, e as sessões abrangeram os alunos do 7.º e 8.º anos. 



No final ainda houve tempo para uma sessão de autógrafos.







Os professores, pais/encarregados de educação, funcionários e alunos também usufruíram da apresentação do livro “Na mochila dos 14”, pelo Dr. Filipe Antunes dos Santos, na Biblioteca da Escola-Sede.

Sem comentários: