20 de janeiro de 2015

Exposição/ Mostra de Trabalhos



De 9 a 15 de janeiro a Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, em Ansião, em parceria com a disciplina de Geografia, organizaram uma Exposição/ Mostra de Trabalhos, subordinada ao tema “ Roteiros de Sicó, Turismo e Recursos Endógenos, que Futuro?”
Desta exposição constavam os trabalhos efetuados pelos alunos da turma do 11º C, no âmbito da disciplina de Geografia A, bem como amostras de alguns dos produtos endógenos que são oriundos dos seis concelhos que compõem as Terras de Sicó (Alvaiázere, Ansião, Pombal, Condeixa-a-Nova, Penela e Soure). 
No dia 13 de janeiro, a Biblioteca teve a honra de receber o Prof. Doutor Carlos Silva que apresentou o seu livro “Dolinas e Lagoas em Sicó” perante uma plateia de professores e alunos das turmas do 10.ºC e 10.ºD e também do 11.ºC que seguiram de forma atenta a explanação do palestrante convidado, que com muito entusiasmo, todos foi conquistando com a sua forma aberta e afável de comunicar.
Carlos Silva é geógrafo, mestre em Geografia Física e Doutorado em Turismo, Lazer e Cultura, pela Universidade de Coimbra e é docente convidado do ISCET (Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo). Tem dedicado grande parte dos seus tempos livres ao conhecimento dos Patrimónios das Terras de Sicó, divulgando-os através quer de conferências, quer de trabalhos escritos.

“Dolinas e Lagoas em Sicó” é o primeiro livro de uma série “Roteiros do Património Cultural e Natural das Terras de Sicó”. Este projeto escrito divulga o património ao nível das vertentes do Turismo, Geotermismo, Gastronomia, Ruralidade e Itinerários do Património histórico/arqueológico, que se pode encontrar nas Terras de Sicó e pode agora ser encontrado nas Bibliotecas Escolares do Agrupamento.

Professora Maria José Peres

Sem comentários: