4 de novembro de 2014

Noite das Bruxas


Na passada sexta-feira, dia 31 de outubro festejou-se a Noite das Bruxas na Biblioteca Escolar da Escola Básica e secundária Dr. Pascoal José de Mello em Ansião. Esta atividade foi o culminar de um conjunto de atividades que foram realizadas nas Bibliotecas durante o mês de Outubro, mês dedicado às Bibliotecas Escolares. 
O serão começou com a chegada dos 15 alunos selecionados, todos a frequentarem o quinto ano de escolaridade, e que vinham preparados para uma noite diferente, cheia de experiências novas, de histórias de bruxas e jogos assombrados. Após o jantar partilhado em que todos participaram com muita animação, deu-se início à Sessão de Contos Fantasmagóricos trazidos por uma Bruxa Verde, a animadora Mónica Silva da Biblioteca Municipal, que deliciou e aterrorizou (pouco) os presentes com algumas histórias alusivas à data.
Deu-se continuidade às atividades da Noite com um PeddyPaper assombrado que levou os alunos a mergulharem no mundo mágico da Biblioteca, misturando noções de formação ao utilizador (como procurar um livro no catálogo online ou na prateleira), com questões práticas do funcionamento (onde deixar a mochila ou onde colocar os livros consultados), questões lúdicas de construção de um puzzle ou descobrir charadas e palavras cruzadas, mas também com questões alusivas à noite em questão, tal como seguir as pegadas do monstro, subir ao monte das aranhas e apanhá-las, bem como descobrir o covil da tarântula que guardava o tesouro das guloseimas. E foi entre gargalhadas de bruxas e urros de lobisomens que se deu por terminada esta atividade. 
Este jogo foi muito divertido e muito apreciado pelos alunos participantes. De seguida as bruxinhas e os monstrinhos voltaram ao refeitório para partilhar a ceia embruxada e de seguida prepararam-se os colchões e os sacos camas no labirinto das estantes para a dormida. Depois deslocaram-se ao andar de cima para trocarem as vestes de monstrinhos e bruxinhas pelo pijama confortável para dormir, e foi já aconchegados dentro dos sacos camas que, à luz de velas e lanternas, se escutou a última história horrível para adormecer, pela voz da professora Maria José. 
Foi certamente uma noite diferente e excitante para estes alunos que trocaram a sua casa e a cama do seu quarto pelo chão fantástico da Biblioteca. Obrigada a todos os que fizeram com que esta noite fosse fantástica e que tudo corresse muito bem e parabéns aos alunos que estiveram sempre à altura da atividade.

Professora Maria José Peres


Sem comentários: