17 de março de 2014

Segredos dos avós

Tal como Panoramix, o famoso druida da não menos famosa aldeia gaulesa, fazia para Obelix a poção que lhe dava força, também os avós de todos nós  conhecem mezinhas caseiras milagrosas!
Não acreditas? Experimenta perguntar aos mais idosos como tratar uma constipação? Ou uma dor de barriga, de dentes, etc. Vais ver que se lembram logo de um chá de ervas qualquer, receita esta que lhe foi transmitida pelos seus avós, que por sua vez  a herdaram dos avós. E por aí fora. 
 Não significa isto que te estamos a dizer que as mezinhas é que são boas e que não deves recorrer ao médico quando é necessário. Nada disso. O que pretendemos é chamar a atenção para o efeito curativo de algumas plantas, dá-las a conhecer através do nosso blogue, tentando assim preservar a tradição e a cultura popular. Mas para isso precisamos da tua ajuda.
"SEGREDOS DOS AVÓS" é uma nova aventura em que a Biblioteca da Escola nº 2 de Avelar do Agrupamento de Escolas de Ansião vai embarcar, em parceria com a Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos de Avelar e Chão de Couce (A.P.E.E.A.C), o COJ e o Clube de Fotografia. Esta atividade insere-se no projeto "Plantas que cheiram e que curam", que a A.P.E.E.A.C está a desenvolver.
Pretende-se que os alunos recolham junto dos avós e restantes familiares, amigos, vizinhos de mais idade, receitas medicinais e culinárias que contenham na sua confeção ervas ou plantas e que façam entrega destas receitas na biblioteca.
Posteriormente estas serão compiladas e publicadas numa brochura a divulgar na escola e através do blogue.
Parece-nos um projeto interessante. E tu, não te deixas tentar? Mãos à obra!

Sem comentários: