21 de janeiro de 2014

Semana da Ciência II



A Semana da Ciência decorreu entre os dias 13 e 17 de janeiro, com atividades que foram transversais aos diferentes níveis de ensino. As diversas iniciativas decorreram, na sua maioria, nas escolas sede e EB Nº2 de Avelar, e tentaram, de uma forma informal e divertida, apresentar a ciência de forma acessível a todos.
Na concretização das atividades, as BE contaram com as suas habituais e indispensáveis parcerias – o Departamento de Ciências Experimentais, o Centro de Ocupação Juvenil de Avelar, o Clube de Fotografia e com as Associações de Pais e Encarregados de Educação.
Na escola Dr. José Pascoal José de Mello, Ansião, Semana da Ciência iniciou-se na segunda-feira, dia 13 com a abertura de várias exposições. “Rosas-dos-ventos”, em articulação com a disciplina de geografia, “Fósseis, Rochas e Minerais”, “Descobertas Cientificas Recentes”, e Ilusões de ótica foram as exposições que estiveram patentes na Biblioteca. Na terça-feira, em articulação com as disciplinas de física, química e matemática deslocou-se à escola o Dr. Alexandre Aibéo, docente da Escola Superior de Tecnologia de Viseu, doutorado em Astronomia que dinamizou na Biblioteca Escolar uma palestra denominada “Universo a Banhos” para as turmas do 9.º ano.
Sendo também autor do livro Isto não (só) Matemática, fez a apresentação do mesmo para todos os alunos do 10.º ano, numa conversa interessante e motivadora, mostrando um olhar diferente sobre a matemática.
Para concluir o dia, o Dr. Alexandre Aibéo dinamizou ainda para os professores, pais e comunidade educativa a palestra “Ciência- Popularizar, Comunicar, Divulgar” numa sessão divertida, interessante e bastante participada.
Nos dias 14, 15 e 16 decorreu ainda no corredor de acesso ao Bar a Feira dos Minerais que foi muito concorrida.
Na sexta-feira deu-se por terminada esta semana com observações científicas através de microscópios e lupas binoculares na biblioteca escolar.
As crianças do Jardim de Infância de Ansião deslocaram-se à escola sede a fim de visitarem as diversas exposições e a Feira dos Minerais.
Nas escolas do 1º ciclo foram desenvolvidas várias atividades no âmbito da Semana da Ciência, realizaram-se várias experiências como: o esparguete dançarino, o vulcão, os pega monstros, o balão a jato e o que faz encher os balões e exploraram-se através de alguns jogos de magnetismo as propriedades dos ímans. Também estiveram em exposição fósseis, rochas e minerais, bem como alguns livros sobre ciência.
 Na 3ª feira, dia 14, na Escola Básica Nº2 de Avelar, o Dr. Alexandra Aibéo, dinamizou a palestra “Universo a Banhos” onde, de uma forma informal, explicou aos alunos do 9º ano que Newton, no seu trabalho, percebeu que fenómenos tão distintos como a queda de um corpo, o movimento dos astros e até as marés eram manifestações de uma mesma força de atração: a gravitação. O que talvez não suspeitasse é que a razão por detrás das marés teria profundas consequências noutr
os planetas, noutros satélites e até noutras galáxias.
Durante toda a semana, esteve patente na antiga sala de professores uma exposição de Fósseis, gentilmente cedida pelo professor Ricardo Pimentel, que disponibilizou a sua coleção pessoal de fósseis e orientou as visitas aos alunos do 3º e 4º ano da EB Nº1 de Avelar. Trilobites, amonites, crinóides e outros fósseis foram alguns dos fósseis que despertaram a curiosidade de pequenos e grandes, já que a exposição foi visitada pelos alunos do 2º e 3º ciclo, acompanhados pelos diretores de turma.
A comunidade educativa pôde ainda observar, no átrio do bloco B, duas exposições: “Rosa-dos-ventos”, em articulação com a disciplina de geografia e Ilusões de ótica.
 A par destas iniciativas, decorreu a Feira dos Minerais e o Laboratório Aberto - Ciência a Brincar, onde os alunos do 4º, 5º e 6º anos de escolaridade puderam observar e experimentar numerosas curiosidades científicas e acompanhar as diversas experiências realizadas pelos professores de Físico-Química e Ciências Naturais. O foguetão e o jogo de pingue-pongue com o secador de cabelo, o primeiro para mostrar a lei da ação-reação (3ª lei de Newton) e o segundo para simular o efeito de bernouli, foram duas das atividades mais apreciadas pelos alunos.

As Professoras Bibliotecárias: Mª José Peres e Conceição Ferreira



Sem comentários: