21 de novembro de 2012

Dia Mundial da Música



O Dia Mundial da Música comemora-se, anualmente, a 1 de outubro. A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música. Este dia tem como objetivos a promoção da arte musical em todos os setores da sociedade e ainda a aplicação dos ideais da UNESCO: a paz e a amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e a troca de experiências.
Na nossa escola, assinalámos este dia na quarta-feira, dia 3, com uma performance musical executada pelos alunos Eunice Rego (Flauta Transversal), Vanessa Rosa (Clarinete), Leonor Rego (Flauta Transversal), Beatriz Silva (Acordeão), e pelos docentes Madalena Silva (Teclado Eletrónico) e Eduardo Rego (Sax Tenor), no átrio de acesso à sala de professores.
A abertura fez-se com o mítico tema de Louis Armstrong, What a wonderful wordl, brilhantemente executado pelos nossos docentes instrumentistas, Eduardo e Madalena. Ouviu-se ainda Spining Song e Jumping bean, executados pelos duetos Eunice e Vanessa e professor Eduardo e Leonor, respetivamente. No acordeão, a Beatriz Silva presenteou-nos com uma execução brilhante.
Na escola, no átrio do bloco novo e no corredor de acesso à BE, esteve patente uma exposição de objetos musicais – discos de vinil, rádios, gira-discos, instrumentos musicais diversos, entre outros - dos idos anos 60, 70 e 80 e de algumas das figuras míticas da música portuguesa e estrangeira - Corredor da Fama. A par, decorreu um concurso que teve como objetivo identificar as figuras expostas no Corredor da Fama. A exposição e o concurso foram organizados pelo COJ, parceiro habitual nas atividades da Biblioteca Escolar, e foram iniciativas que contaram com o apreço e interesse de toda a comunidade educativa.